22/08/2023
Paraná Política

Ratinho Junior oficializa serviço público de loteria do Paraná

Criação da autarquia destinará recursos à manutenção de programas sociais. A partir de 2022 vai definir a implementação dos jogos no Paraná

lotepar

Criação da autarquia destinará recursos à manutenção de programas sociais. A partir de 2022 vai definir a implementação dos jogos no Paraná (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei nº 20.945/2021 que cria o serviço público de loteria do Paraná. Assim, o serviço será responsável por garantir a fiscalização e administração de jogos lotéricos do Estado (Lotepar).

Além disso, a autarquia estadual terá como foco principal a geração de novos recursos para financiar atividades socialmente relevantes relacionadas à promoção de direitos sociais. A partir de agora, o Paraná se reúne aos cinco entes federativos que possuem legislação vigente acerca de serviços lotéricos: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo e Maranhão.

A Loteria do Estado do Paraná (Lotepar) terá vínculo direto com a Secretaria de Estado da Fazenda. Além disso, compete à nova autarquia adotar sistemas de garantia à segurança contra adulteração dos bilhetes físicos e digitais.

De acordo com as informações, essa nova estrutura pode executar diretamente os jogos ou delegar, mediante permissão, concessão ou outra modalidade prevista na legislação que rege as contratações públicas, as atividades operacionais inerentes à exploração do jogo lotérico. Desse modo, a autarquia vai trabalhar a partir de 2022 para definir a forma da implementação dos jogos no Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.