O governador eleito no Paraná, Ratinho Júnior receberá o Governo do estado com R$ 5 bilhões em caixa. O anúncio foi feito pela governadora Cida Borghetti (PP) na primeira reunião da transição de Governo, nessa segunda feira (19). De acordo com a governadora, desse total, R$ 2 bilhões serão de superávit financeiro. Assim sendo, poderão ser utilizados livremente pela equipe do futuro governo. Ela disse também que todas as obras e convênios autorizados estão com recursos garantidos no caixa da Secretaria de Estado da Fazenda.
O atual chefe da Casa Civil, Dirceu Sperafico, coordenador da equipe de transição, garantiu que Cida não terá problemas financeiros para quitar a folha de pagamento e o 13º salário dos servidores estaduais. “Todos os compromissos do atual governo serão cumpridos rigorosamente, sem mexer em absolutamente nada do próximo Orçamento do Estado”.
Porém, o Governo do Estado recebeu alerta de gasto com pessoal, expedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. O governo extrapolou 90% do limite de 49% da receita corrente líquida com essa despesa no primeiro quadrimestre de 2018. O Executivo estadual foi alertado para que não ultrapasse 95% do limite, passando a sujeitar-se às vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que não extrapole 100% desse limite, o que o sujeitaria às determinações constitucionais.