22/08/2023
Cotidiano

Realizada a 1ª Caminhada da Melhor Idade

imagem-39321

A tarde ensolarada desta sexta-feira (15), foi de agitação e prevenção da saúde para os idosos que participam dos Grupos da Melhor Idade atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A partir das 14 horas, foi realizada a 1ª Caminhada da Melhor Idade no Parque do Lago.

A ação teve o objetivo de estimular a prática de exercícios, esclarecer dúvidas para ter uma vida mais saudável e comemorar o Dia Mundial de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, Helena Schwab, é importante lembrar desta data, alertar e incentivar as pessoas a denunciarem a violência contra os idosos. “Além de lembrar essa data, nós organizamos esse evento porque eles sempre comparecem e gostam de se envolver em atividades esportivas e de saúde”, disse a Secretária.

Leoni Camargo, que frequenta o grupo do Bairro Primavera, resolveu participar da caminhada por adorar fazer exercícios físicos. “Faço academia três vezes na semana e é muito importante realizar esses exercícios e caminhada. A prefeitura está de parabéns por oferecer essa oportunidade pra gente”, afirmou.

Antônio Seger de 72 anos foi com a esposa e os amigos do grupo Santa Terezinha participar da caminhada. “A caminhada é muito boa e também é importante aferir a pressão é sempre bom estar medindo e acompanhando. Essas caminhadas são boas para o corpo, para a cabeça, para tudo”, contou.

Além da caminhada em volta do lago e dos exercícios de alongamento, os participantes puderam aferir a pressão arterial, medir a taxa de glicemia e vacinar-se contra a gripe. Os acadêmicos do 4° ano de enfermagem da Unicentro, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram esses serviços. O acadêmico Luiz Gustavo Duarte afirma que é importante fazer esse controle, porque geralmente o idoso é mais suscetível à alteração de pressão e glicemia. “A gente sempre tem que trabalhar com a prevenção, fazer o possível para que os idosos não fiquem doentes, mas em qualquer idade é importante esse acompanhamento da pressão e glicemia”, relatou o estudante de enfermagem.

Antônia Sanone de Andrade, antes de começar a caminhada foi aferir a pressão e medir a glicemia. “Eu já tomei a vacina contra a gripe, então hoje vou medir a pressão e ver como está a diabetes para depois caminhar”, informou Andrade.

Dia Mundial de Combate à violência contra a pessoa idosa

O dia 15 de junho marca o dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa desde 2006 pela ONU. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e divulgar a ideia de na aceitá-la como normal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.