22/08/2023



Cotidiano Educação

Reaplicação do Enem 2021 segue neste domingo (16)

Os participantes que solicitaram a reaplicação e quem se inscreveu em setembro fazem as provas de Ciências da Natureza e Matemática

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem

Neste domingo (16), o Inep também prossegue com a aplicação do exame para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Foto: Marcello Casal Jr/AEN)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue com a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 neste domingo (16) Para 6.986 inscritos. Também haverá aplicação das provas para 280.146 pessoas que se inscreveram em setembro, após nova oportunidade, destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.

Neste segundo dia de exame, os inscritos farão provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como de Matemática e suas Tecnologias. É importante que os participantes estejam atentos às orientações para evitar contratempos relevantes.

HORÁRIOS

A aplicação segue o horário de Brasília. Dessa forma, os portões dos locais de aplicação abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam às 13h30. Já o término da aplicação regular será às 18h30. Assim, as pessoas que solicitaram determinados atendimentos especializados e tiveram as solicitações aprovadas poderão finalizar após esse horário, como previsto em edital.

Além disso, por meio da Página do Participante, é possível acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Nele, entre outras informações, há o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que o inscrito deverá contar com atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no dia da prova.

Os participantes devem apresentar um documento de identificação original com foto. A pessoa impossibilitada de apresentar o documento de identificação original com foto, seja por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá fazer as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias da aplicação.

MATERIAIS E PROTOCOLOS

A única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo deverá permanecer sobre a mesa. Além disso, qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.

O exame contará com protocolos de prevenção à covid-19. Dessa forma, o uso de máscara, cobrindo nariz e boca, será obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação.

ENEM PPL

Neste domingo (16), o Inep também prossegue com a aplicação do exame para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021, que também começou no último dia 9.

Ao todo, 54.227 participantes estão inscritos. As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. Por fim, a única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo