22/08/2023


Brasil Segurança

Receita alerta para golpe de saque imediato da restituição do IRPF

A partir de segunda (7), a receita disponibiliza o Programa Gerador da Declaração, que marca o início da entrega das declarações de 2022

Imposto de renda 2022

A partir de segunda (7), a receita disponibiliza o Programa Gerador da Declaração, que marca o início da entrega das declarações de 2022 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A partir da próxima segunda (7), a Receita Federal (RF) vai disponibilizar o Programa Gerador da Declaração (PGD), que marca o início da entrega da Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de 2022. O prazo termina às 23h59 do dia 29 de abril. Até lá, de acordo com o órgão, a expectativa da RF é receber 34,1 milhões de declarações. Desse total, estima-se que 60% terão valor a restituir.

Por isso, a Receita divulgou um alerta sobre mais uma tentativa de golpe envolvendo a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). De acordo com o órgão, golpistas estão utilizando informações a respeito desses valores para lesar os cidadãos. Conforme o Ministério da Economia, precisa ter cuidado com e-mails recebidos.

“As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do Gov.br ou por certificado digital”. Assim, de acordo com a Agência Brasil, golpes do tipo são bastante comuns.

Desta vez, com uma mensagem que traz no assunto Saque Imediato, os criminosos disponibilizam um link malicioso chamado Baixar Chave de Acesso. Mas atenção: os contribuintes não devem acessar o link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo