A primeira fase do Projeto Fumageiras interceptou 45 toneladas irregulares de fumo em folha. A apreensão que ocorreu Guarapuava teve a atuação da 5ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava. Conforme o órgão, a ação que ocorreu em Cruz Machado, São Mateus do Sul, Rebouças e Rio Azul. Maior produtora de fumo do Estado, a Região atraiu a atenção da Receita para monitorar a circulação e venda do fumoproduto ‘in natura’.
Ao todo, houve a emissão de 139 autos de infração no valor aproximado de R$ 928 mil. Também houve busca ativa de depósitos ilegais de fumo em folha. O objetivo, conforme a Receita, é coibir o roubo ou furto do produto.
De acordo com o órgão, dois locais, juntos, somavam 43 toneladas de fumo em folha sem recolhimento de ICMS. Além de mais duas toneladas com notas fiscais irregulares. Todavia, o problema mais recorrente foi a falta de pagamento do imposto referente aos estoques de fumo em folha.
A operação contará com outras etapas em que serão visitadas todas as empresas que operam no setor. “O objetivo é garantir igualdade de tratamento e o ingresso dos impostos necessários”.
FISCALIZAÇÃO
A equipe de fiscalização, segundo a Receita Estadual também analisa a existência de empresas inscritas. Assim como a origem e procedência de estoques encontrados. Além de verificar as notas fiscais que, comforme o órgão, acobertam o transporte ilegal do produto. Isso ocorre em rodovias federais, estaduais e municipais,
As ações ocorreram com o apoio do 4º Comando Regional da Polícia Militar, através do 27º Batalhão da Polícia Militar União da Vitória e da Companhia da Polícia Militar de Irati.
Leia outras notícias no Portal RSN.