Cerca de 144 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas nesta segunda (30). A Receita Federal pagará o lote da malha fina de dezembro. O pagamento também contempla restituições residuais de anos anteriores.
De acordo com a Agência Brasil, ao todo, 144.225 contribuintes receberão R$ 448,96 milhões. Desse total, R$ 290,87 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos são prioridade. Em relação à lista de prioridades, de acordo com a Receita, a maior parte – 64.089 contribuintes – informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda. Ou usou a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento, conforme a Receita .
Aberta desde o último dia 23, a consulta encontra-se disponível na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
A consulta pode ser feita no site ou aplicativo da Receita, e o pagamento do na conta ou chave Pix informada. Caso não seja depositado, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Se não resgatado, o contribuinte deve solicitar a restituição no Portal e-CAC.