22/08/2023
Educação Paraná

Rede estadual já tem cronograma para volta às aulas no Paraná

As escolas vão abrir com um espaço de treinamento para profissionais da educação e acolhimento aos pais, responsáveis e estudantes

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Rede estadual já tem cronograma para volta às aulas no Paraná (Foto: Gilson Abreu/AEN)

O cronograma do início do ano letivo no Paraná com as medidas adotadas para garantir a segurança dos alunos, professores e da comunidade escolar foi apresentado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Entre as novidades estão o retorno presencial a partir do dia 1º de março, dentro do modelo híbrido. Além disso, um treinamento de sete dias para diretores e professores se adaptarem às mudanças da rotina.

Conforme o secretário estadual da Educação, Renato Feder, o plano do governo já previa alguns dias de treinamento. “Tivemos um pedido de mais de 2 mil diretores de mais alguns dias para prepararem as escolas com mais eficiência. Também temos a organização do transporte escolar nos municípios, com pagamento antecipado neste mês. É um modelo seguro e com ensino moderno, com aulas híbridas e síncronas, com interação ao vivo. Consideramos que é prudente esperar até o dia 1º de março para diminuir ainda mais os riscos”.

O INÍCIO

O ano letivo começará efetivamente no dia 18 de fevereiro com um grande reforço escolar na rede estadual de ensino. Assim, revendo conteúdos prioritários apresentados aos alunos no formato on-line em 2020. Esta reavaliação do aprendizado vai até o fim do mês por meio do Aula Paraná pela TV aberta, YouTube, aplicativo e Google Classroom, além das atividades impressas.

No mesmo período, entre 18 e 28 de fevereiro, as escolas vão abrir para toda a comunidade escolar. Haverá um espaço de treinamento para profissionais da educação e acolhimento aos pais, responsáveis e estudantes. Desse modo, oportunizando a melhor compreensão das medidas que serão adotadas dentro das instituições de ensino durante a pandemia.

MARÇO

A partir de 1º de março começará o modelo híbrido, com parte dos alunos nas escolas de forma presencial. E os demais de casa, acompanhando as aulas de maneira remota. O modelo inicia com os resultados do período das atividades diagnósticas do fim de fevereiro. Com isso, os professores vão saber quais conteúdos precisam de reforço e os principais pontos de atenção para abordagem em sala de aula para garantir um maior nivelamento dos estudantes.

Nos dias 18, 19, 22 e 23 os gestores, professores, pedagogos, agentes educacionais e demais funcionários serão capacitados tanto na parte pedagógica quanto na parte sanitária. Já nos dias 20 e 27 ,os pais poderão visitar os colégios para conhecer a nova realidade e tirar as dúvidas.

Já entre os dias 24 e 26, seguindo escalonamento definido pelas escolas, os próprios alunos serão recebidos para aprender como se portar dentro da escola. Inclusive nos momentos de entrada e saída, no recreio e hora do lanche.

Além de serem instruídos sobre como funcionará o modelo híbrido, o revezamento e qual procedimento cada um deverá adotar dependendo da própria realidade e do colégio. Essa atividade também ocorrerá por Meet para quem não puder comparecer presencialmente.

MODELO HÍBRIDO

Em março, quando todo o planejamento entrar em ação, o modelo híbrido funcionará de duas maneiras. Um deles será o síncrono, no qual um único professor dará a mesma aula, tanto para os estudantes em sala quanto para os que estão em casa, com transmissão pelo Google Meet por meio de um notebook. Esse modelo deve começar em cerca de 850 colégios e aumentará gradualmente conforme as instalações de pontos de internet rápida em mais salas de aula.

Já os demais 1,3 mil colégios vão iniciar o modelo híbrido junto com o Aula Paraná. Ou seja, o estudante vai à escola presencialmente em uma semana e na outra acompanha o conteúdo de casa, pelos canais de ensino on-line, fazendo atividades enviadas pelos professores. A ideia é equilibrar a disponibilidade do modelo híbrido em todas aquelas escolas que possuem conexão estável de internet.

Os alunos que não têm acesso a celular ou televisão terão prioridade na aula presencial e a orientação é para que eles não entrem no sistema de revezamento.

ADESÃO AO MODELO

Conforme a Agência Estadual de Notícias, iniciada no último dia 29 de janeiro, a adesão ao modelo híbrido pode ocorrer com comunicação às escolas de forma remota ou presencial. O termo de compromisso para o retorno presencial está disponível no site e nos próprios colégios, ou seja, pais e responsáveis podem optar por imprimir, assinar e levar no colégio.

Além disso, imprimir, assinar, escanear e enviar para o e-mail do colégio. Ou preencher diretamente na instituição de ensino. Até o momento, cerca de 60% a 70% dos pais concordaram com o modelo.

ESCALONAMENTO

De acordo com a nova determinação da Secretaria da Saúde, em colégios onde não há conflito de turma dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental com o Ensino Médio em um mesmo turno, o modelo híbrido inicia dia 1º.

Contudo, onde existem os dois ensinos em um mesmo período, o Ensino Médio vai iniciar as atividades presenciais apenas no dia 8 de março. E da mesma forma, obedecendo ao escalonamento, com mais uma semana de ensino exclusivo no Aula Paraná.

TRANSPORTE

Em parceria com os municípios, a Secretaria da Educação está organizando o transporte escolar para atender todos os estudantes. Por fim, em localidades onde a prefeitura não estiver fornecendo o serviço e o aluno não tiver condução própria para ir ao colégio, ele ficará exclusivamente no modelo híbrido on-line.

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Antunes

Jornalista

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