22/08/2023
Esportes

Reformulado, Jesp começam nesta sexta feira em Guarapuava

Começa nesta sexta feira (27) e seguem até o dia 06 de outubro em Guarapuava, os Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP). Tradicionalmente os jogos acontecem na semana que antecede a Independência do Brasil, mas em virtude das modificações realizadas no torneio e também do grande número de competições realizadas pela Secretaria de Esportes, o evento foi transferido para esta sexta feira.

A grande mudança nesta edição será o número de alunos que participarão dos jogos. Neste ano serão 2.890 alunos, de 44 instituições públicas e privadas, 575 a mais que no ano passado. Os participantes também serão divididos em cinco grupos  e não em quatro como anteriormente.

Segundo o secretário de Esportes, Celso Góes, a nova divisão possibilitará a participação de mais atletas e a distribuição igualitária dos atletas de acordo com a idade.

A premiação também foi modificada, com todos os participantes do Grupo 1 recebendo medalhas por participação. “A atual administração decidiu que todos os atletas do Grupo 1, que são as crianças nascidas entre 2005 e 2007, ganharão prêmio. Queremos incentivar a prática de atividades físicas entre os pequenos, que são futuros os atletas a representarem o município” relatou Celso Góes.

As competições serão realizadas nos ginásios Joaquim Prestes, Santa Terezinha, do Gresga, do Guarapuava Esporte Clube, dos colégios Aliança, do Ana Vanda Bassara, do Assunção, do Belém e da Guairacá, além do Sesc, Campo Municipal, Pista Municipal de Atletismo, Parque das Crianças e Residencial 2000.

A abertura oficial da 32ª edição dos Jogos Estudantis da Semana da Pátria será nesta sexta-feira (27), às 13h30, no ginásio Joaquim Prestes, com a participação de todas as delegações. Haverá apresentações artísticas e de ginástica, entre outras atrações.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo