22/08/2023
Região Segurança

Região aparece em ranking de mortes em confrontos policiais

Os dados divulgados pelo Gaeco colocam Prudentópolis na quarta posição entre 48 municípios. Guarapuava, Candói e Bituruna tem uma morte cada

Sete bandidos foram mortos pela PM em confronto em Prudentópolis (Foto: Arquivo/RSN)

Sete bandidos foram mortos pela PM em confronto em Prudentópolis (Foto: Arquivo/RSN)

O Ministério Público do Paraná divulgou um balanço que informa que 48 municípios do Estado registraram mortes depois de 183 confrontos com policiais militares no primeiro semestre deste ano. Desse modo, Prudentópolis ocupa a quarta posição no ranking, depois que sete assaltantes foram mortos pela PM no fim de abril.

Além disso, Guarapuava, Candói e Bituruna também aparecem no ranking com uma morte cada. Conforme as informações, o número é 13,58% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 162 mortes. Curitiba lidera o ranking estadual com o registro de 48 mortes no período.

ESTRATÉGIA NACIONAL

Ainda de acordo com as informações, o controle estatístico das mortes em confrontos policiais, feita pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR. Assim, o objetivo é contribuir para diminuir a letalidade das abordagens conduzidas pela polícia. Desse modo, as iniciativas do Ministério Público com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

O Ministério Público do Paraná, a exemplo dos demais MPs do Brasil, aderiu ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público. A iniciativa do CNMP tem como objetivo assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais. Assim, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.