22/08/2023
Cotidiano

Região de Guarapuava é destaque na gestão de pequenos negócios

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Guarapuava – Os municípios da região de Guarapuava estão, cada vez mais, se destacando como um polo de excelência na gestão de micro e pequenas empresas. Prova disso, é que as empresas Lojas Real, de Prudentópolis, e Pão e Vinho Editora, de Guarapuava, foram duas das grandes vencedores da etapa regional do Prêmio MPE Brasil 2009 e concorrem à etapa nacional.
Segundo a consultora do Sebrae/PR em Guarapuava, Marcia Beatriz da Silva, a importância do reconhecimento do trabalho realizado pelas empresas da região demonstra que as micro e pequenas empresas estão, cada vez mais, buscando excelência na gestão de seus negócios. “O Prêmio MPE Brasil proporciona reconhecimento e visibilidade a essas empresas e também para a região onde estão inseridas. Dessa forma, incentivam outras empresas a seguirem o mesmo caminho”, avalia.
Ainda de acordo com a consultora, as candidatas têm potencial e chances reais de vencer a etapa nacional da premiação. “O empenho desses empresários, com uma visão sistêmica e empreendedora do negócio, realizando uma boa gestão e se mantendo atentos ao mercado e à responsabilidade social, levou a um resultado muito interessante. A conquista da etapa regional e a participação na premiação nacional demonstram que, além da preocupação pela busca do conhecimento, esses empresários colocam em prática o resultado do aprendizado”, comenta.
O coordenador da etapa nacional do Prêmio MPE Brasil e representante da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Francisco Teixeira Neto, explica que todas as empresas concorrentes têm excelentes chances e que, a partir de agora, as selecionadas receberão visitas de uma comissão técnica, para que fiquem definidas as grandes finalistas entre as 161 concorrentes de todos os estados do País. “Guarapuava se destaca, já que o Paraná sempre concorre ao Prêmio nacional com fortíssimas candidatas. Sempre é um estado com excelente destaque na etapa nacional e resultados impressionantes. Este ano não deve ser diferente”, analisa Francisco Teixeira Neto.

Trabalho conjunto
Em Guarapuava, a empresária Rosana Almeida, sócia-proprietária da Editora Pão e Vinho, investiu em planejamento e capacitação para reerguer o negócio, que estava quase fechando as portas. A empresa, que estava no mercado há 10 anos, passava por uma crise financeira e a empresária, com apoio do sócio, decidiu buscar ajuda por meio das capacitações empresariais oferecidas pelo Sebrae/PR.
Foi assim que, há três anos, a empresa, que contava com dois sócios e apenas três funcionários, se uniu para entender o que é gerenciar um negócio na prática. Já no primeiro ano participando do Empretec, um programa que trabalha as características empreendedoras com foco comportamental, os sócios desenvolveram um planejamento estratégico e decidiram aplicar cases de grandes empresas em seu negócio. “Nossa empresa nasceu da descoberta de uma demanda de negócio que surgia, mas nem eu nem meu sócio tínhamos experiência em gestão. Administrávamos sem técnica nenhuma e nossas contas a pagar sempre eram bem maiores do que nosso faturamento. Até que chegamos a um ponto-chave, em que decidimos entender o negócio e planejar para realizar a gestão da empresa com eficácia”, conta Rosana Almeida.
Em 2006, os dois sócios começaram a fazer todo tipo de curso de capacitação para ajustar a empresa, além de um MBA na área. “Nós víamos o que as grandes empresas faziam e tentávamos adequar à nossa realidade. Definimos quase 2 mil metas para o primeiro ano, analisamos e fomos mudando nossa realidade aos poucos. No segundo ano em que concorremos ao Prêmio MPE Brasil, queríamos conquistar o auxílio de consultores, para saber se o que estávamos fazendo estava certo. O resultado foi ainda melhor do que esperávamos. Agora, no terceiro ano de participação, já fomos vencedores da etapa regional. Foi uma deliciosa surpresa”, comemora a empresária.
Contando com o apoio dos colaboradores, a empresa cresceu 40% no primeiro ano, 50% no segundo ano e 35% no terceiro ano, quando realizaram seu planejamento de ações. Rosana conta a receita: “crescer em 2009, um ano de crise, é uma grande vitória. Sabemos que devemos muito dos resultados aos nossos funcionários, que entenderam a mudança de mentalidade e vestiram a camisa do crescimento. Fazemos todas as reuniões juntos e abrimos as portas para que cada um deles dê sua opinião sobre os processos e se sintam em casa. Essa passou a ser nossa filosofia de trabalho”.
A consultora do Sebrae/PR, Marcia Beatriz da Silva, concorda que a participação dos colaboradores é fundamental para que bons resultados em gestão sejam obtidos. “Qualquer empresa pode ser moderna em infraestrutura, tecnologia e processos, mas é por meio das pessoas, ou seja, seus colaboradores, que se consegue alcançar a excelência e ser competitiva. Esse é o diferencial”, explica a consultora do Sebrae/PR.
A empresária Rosana Almeida conta ainda que a editora já está se preparando para concorrer à etapa nacional da premiação, atendendo a todos os itens analisado pela comissão julgadora. “Nosso prêmio maior foi poder analisar aspectos, adaptar o que era necessário e ver que o trabalho está funcionando de maneira satisfatória. Os indicadores são ótimos e estou realizada”, comemora.

Crescimento planejado
A vencedora da etapa paranaense e, agora, concorrente da etapa nacional, Lojas Real, de Prudentópolis, que existe há 18 anos, teve uma expressiva mudança de gestão nos últimos quatro anos. A loja de departamentos cresceu muito em termos de faturamento e dobrou o número de funcionários a partir do momento em que seu proprietário, Adilon Emidio da Silva, decidiu investir em gestão empresarial para ampliar os setores, a variedade e o número de produtos oferecidos aos clientes.
“Nos últimos quatro anos, apostamos em treinamentos de vendas, material de apoio e capacitações para obter um conhecimento mais profundo e detalhado sobre planejamento estratégico voltado à gestão. Hoje, contamos com quatro lojas organizadas por comitês gestores, que realizam reuniões frequentes para atender as demandas de cada setor de maneira integrada”, afirma a analista de crédito, Susan Carla Rocha.
A analista afirma, ainda, que um dos motivos de a empresa se destacar como vencedora do Prêmio MPE Brasil se deve à disseminação de uma mesma metodologia de trabalho a todos os funcionários. “Sempre buscamos atualização, aperfeiçoamento e nos baseamos em pesquisas realizadas diretamente com o cliente para a tomada de decisões. Não esperávamos que o resultado fosse tão bom, mas, agora, estamos animados com a participação na etapa nacional do Prêmio. Já estamos buscando planejar novos projetos e novas metas de crescimento, o resultado deve ser melhor ainda”, conclui Susan Carla.

Cristina Esteche

Jornalista

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