22/08/2023
Cotidiano

Região Sul apresenta pior expectativa em relação à ascensão profissional no país

A região Sul é a região brasileira com pior expectativa em relação à melhoria da situação profissional nos próximos 12 meses. Do total de entrevistados 63,4% não acreditam numa provável melhoria no mercado de trabalho regional.
O indicador reflete a percepção das famílias sobre questões como sua condição financeira em comparação à de um passado recente e expectativas para um futuro de curto a médio prazo.
Por meio da aplicação de 3.772 questionários presenciais na residência dos entrevistados, são levantadas as expectativas das famílias das cinco regiões naturais do Brasil. O Índice relacionará a dinâmica e o crescimento econômico ao comportamento e às expectativas das famílias. A pesquisa terá a identificação do mês e região do Brasil em que as famílias foram ouvidas.
O IEF aponta se as pessoas se sentem seguras na sua ocupação atual e se têm expectativas de alguma melhoria profissional no curto prazo. Entre os aspectos medidos, constará a confiança das famílias na economia nacional, o grau de endividamento delas e as expectativas sobre o mercado de trabalho. O índice capta ainda a expectativa sobre as condições de as famílias quitarem suas dívidas e contas atrasadas. Leia a íntegra do IEF no link abaixo:

www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/IEF/100831_ief1.pdf

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.