Com assessoria, editado por Cristina Esteche
O reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) emitiu nota agradecendo os participantes da mobilização que resultou nas negociações positivas com o governo do Paraná.
"O apoio recebido de toda a sociedade que se manifestou em defesa da Universidade é merecedor da maior gratidão institucional".
O reinício das atividades institucionais demanda, entretanto, ainda, discussões e deliberações por parte das categorias de professores, agente universitário e estudantes.
De acordo com a reitoria, a reunião entre os reitores e reitoras das universidades estaduais, com o governador Beto Richa e os secretários da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, na terça feira (24), impede o fechamento das instituições de ensino superior, principalmente, pelo retorno do repasse da verba de custeio; pagamento do 1/3 de férias dos docentes e dos agentes universitários em parcela única, na folha salarial de março.
A retirada da exigência de inclusão das universidades no sistema RH Meta 4, conforme previsto inicialmente no pacote de medidas proposto pelo Executivo Estadual também viabilzou o acordo, assimcom o adiamento do debate sobre a divisão dos recursos de Ciência & Tecnologia.
Também fez parte das negociações o arquivamento do projeto de alteração do sistema previdenciário estadual e criação de grupo de estudos, em parceria com o Ministério Público Estadual, para discutir o assunto; a criação de Grupo de Trabalho (GT) com vistas à formatação de projeto sobre a Autonomia Universitária das instituições.
O GT terá prazo de 120 dias para a conclusão dos trabalhos, com possibilidade de prorrogação, se necessário, e será composto pelos sete reitores, por um representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, um representante da Secretaria de Estado da Fazenda, um representante do sindicato dos docentes e, também, por um membro do sindicato dos agentes universitários.
A retomada dos processos de nomeação de novos professores e agentes universitários também ficou assegurada durante a rodada de negociação.