22/08/2023



Guarapuava Política

Relatório de Kukelcik arquiva CP contra vereadores

imagem-110743

Da Redação, com informações do G1

Guarapuava – O presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, João do Napoleão (PROS) acatou o parecer do relator da Comissão Processante, Valdir Kukelcik (PMDB) para o arquivamento da CP que investigaria os vereadores Edony Kluber (PSD), Marcio Carneiro e Celso Costa, ambos do PPS. Eles estão envolvidos na Operação Fantasma II, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Presidida pelo vereador Neto Rauen (PPS), a CP foi instaurada depois que o Observatório Social sugeriu que a Câmara investigasse os vereadores. E foi justamente por esse motivo que o relator Valdir Kukelcik (PMDB) entendeu que a CP deveria ter sido instaurada, não a pedido do Observatório Social, que é pessoa jurídica, mas de um vereador ou de pessoa física.

De acordo com o parecer emitido pelo relator e acatado por João do Napoleão "cabe ao denunciante apresentar os fatos e indicar as provas. E como poderia a assessoria jurídica da Câmara apresentar os fatos se a própria Câmara Municipal proclamaria um resultado?”

O presidente da CP, Neto Rauen assume o equívoco e o desconhecimento do Regimento Interno da Casa, por parte dele próprio, da Mesa Executiva e dos demais vereadores.

 “Isso foi, na verdade, um equívoco da Câmara Municipal, inclusive de todos os vereadores, porque não foi percebido nem pela Câmara Municipal e nem pelo denunciante a questão que uma entidade não pode fazer essa denúncia e acabamos acatando à denúncia sem consultarmos o regimento interno". A RSN procurou o presidente do Observatório Social de Guarapuava, Abel Brina, porém, ele não foi encontrado para comentar o arquivamento .

O vereador Valdomiro Batista, o Jabur, também integrava a CP como membro.

Logo após a instauração da CP, declarações oficiais do presidente da Mesa Executiva, João do Napoleão e do presidente da Comissão, Neto Rauen, apontavam para a parcialidade nas investigações. João disse à imprensa que “logo, logo” os vereadores investigados estariam de volta às suas funções. Já Neto Rauen, declarou publicamente que acreditava na inocência dos envolvidos. A declaração de Rauen foi criticada pelo Movimento Moraliza Guarapuava.

O CASO

Edony Kluber, que está afastado também da Secretaria Executiva na Prefeitura, Marcio Carneiro e Celso Costa são acusados na Operação do Gaeco que visa desmantelar suposto esquema de desvio de verbas públicas por meio da utilização indevida de cargos em comissão Segundo o Gaeco, os assessores praticavam ações ilegais de assistencialismo, realizadas com o objetivo de angariar votos, com auxílio de alguns servidores ligados à Prefeitura. Também há suspeitas de desvio de materiais de construção para benefício de particulares e de inclusão indevida de nomes no topo da lista global de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo