22/08/2023
Cotidiano

Renascer recebeu doação de fraldas

imagem-21519

O Sindicato Rural de Guarapuava entregou nesta sexta-feira (12), 145 pacotes de fraldas infantis descartáveis ao Centro de Nutrição Renascer, arrecadados na segunda etapa da Campanha Produtor Solidário.
O presidente do Sindicato, Rodolpho Luiz Werneck Botelho (foto junto com Izolina Martins Kurshaidt), comentou a importância do trabalho social. “É importante não somente o atendimento à criança, mas também o cuidado com toda a família do paciente, para que não haja reincidência de diagnósticos de desnutrição na cidade”.
O Centro de Nutrição Renascer atua há 16 anos no atendimento a crianças que apresentam quadro de desnutrição e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Por se tratar de uma organização não governamental (ONG) não possui fins lucrativos, portanto, “o Centro precisa de doações como a do Sindicato Rural para manter o atendimento às famílias”, destaca a voluntária Luciana de Lima Wouk.
A maioria das doações foi feita na troca por ingressos para o show de Yassir e Rodrigo Sater, alusivo aos 43 anos do Sindicato Rural de Guarapuava, no dia 27 de outubro.
A entrega marcou o término da segunda etapa da Campanha promovida pelo Sindicato. O presidente da entidade, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, informa que na terceira etapa será feita a arrecadação de brinquedos para doação no Natal.

Fundo para a Infância e Adolescência  (FIA)
O Centro de Nutrição Renascer também recebe doações através do Fundo para a Infância e Adolescência. Luciana Wouk comenta que qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar doações através do FIA. “Na guia de doação você pode optar por fazer a doação casada, indicando o nome da instituição a qual você irá destinar a doação, ou então somente doar para o fundo e eles direcionam para alguma entidade do município”, explica.
A vantagem em realizar a doação através do FIA é que o valor doado pode ser abatido do imposto de renda no ano seguinte. Por exemplo, se a doação de R$ 100,00 for efetuada até o dia 31 de dezembro de 2010, esse mesmo valor pode ser declarado no campo de abatimentos de imposto no momento da declaração de imposto de renda em abril de 2011.
Vale lembrar que a pessoa que terá imposto a restituir o valor da doação será restituído também, então se houver dinheiro a restituir no valor de R$ 100, por exemplo, será restituído o valor determinado para a receita mais a doação feita ao FIA.
O interessante é que para quem declara imposto de renda, na verdade, não estará gastando dinheiro ao fazer uma doação pelo Fundo para a Infância e Adolescência.
Para doar é preciso retirar a guia de depósito com um contador ou na Prefeitura Municipal, ir até a Caixa Econômica Federal e fazer o depósito no caixa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.