22/08/2023
Educação Paraná

Requião Filho pede uso ético do ensino de IA em escolas do Paraná

A proposta pretende capacitar mais de 40 pessoas, entre jovens e crianças, para que lidem com as IAs de maneira crítica e responsável

Requião Filho (Foto: Eduardo Matysiak)

O deputado estadual Requião Filho (PDT) protocolou o Projeto de Lei nº 966/2025, que institui o Programa de Aprendizagem do Uso Ético da Inteligência Artificial (IA) nas escolas públicas do Paraná.

Conforme o texto, a proposta pretende capacitar mais de 40 pessoas, entre jovens e crianças, para que lidem com as IAs de maneira crítica e responsável. A ideia é integrar o conteúdo a atividades já existentes na grade curricular, como informática e pensamento computacional, sem criar uma nova disciplina.

O programa prevê a abordagem de temas como privacidade, segurança, programação e o combate a plágios e desinformação gerados por IA. O parlamentar defende que a educação pública deve acompanhar a revolução tecnológica para garantir o uso consciente dessas ferramentas. A iniciativa complementa a Lei nº 22.343/2025, de autoria de Requião Filho, que já regulamenta o uso ético e transparente da IA pelo Governo do Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.