22/08/2023
Cotidiano Região

Reserva do Iguaçu implanta Serviço de Inspeção Municipal

imagem-108508

Da Redação, com Odair José 

Reserva do Iguaçu – Com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos de origem animal que chegam à mesa dos reservenses e de oportunizar aos pequenos produtores o comércio legal de seus produtos, a Prefeitura de Reserva do Iguaçu, por meio da Secretaria de Agropecuária, implantou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A última etapa de regulamentação do SIM foi cumprida na última semana, com a assinatura de um decreto pelo prefeito Emerson Julio Ribeiro.

A busca pela implantação do Serviço de Inspeção Municipal foi iniciada em 2013, visando solucionar problemas enfrentados pelos produtores para a comercialização de seus produtos. O SIM é uma certificação que assegura a procedência da origem e fabricação de produtos, o que significa que as empresas e os pequenos agricultores que possuem o selo podem comercializar livremente seus produtos após se adequar às exigências sanitárias em legislação vigente.

Além de garantir que os produtos cheguem à mesa do consumidor final com qualidade, o selo vai habilitar os pequenos produtores para o fornecimento de produtos como o leite, queijo, frango e ovos para a merenda das escolas municipais. Esta ação proporcionará que os recursos destinados à compra de merenda circulem na própria cidade, fortalecendo a economia do campo e do município.   

“Os produtores sempre tiveram problemas em colocar seus produtos para a comercialização por não ter um selo de qualidade. Com a implantação do SIM, queremos mostrar justamente o contrário, que Reserva do Iguaçu tem um grande potencial produtivo para colocar na mesa alimentos de qualidade”, disse o médico veterinário João Emílio, que é um dos responsáveis pela implantação do SIM.

Para o secretário de Agropecuária, Clidisnei Ribeiro, a implantação do SIM reflete os avanços do setor nos últimos três anos. “Isso mostra a capacidade que temos de gerenciar essas propriedades e que o trabalho que temos realizado está dando bons resultados. A partir da implantação do SIM, os produtores estarão habilitados a comercializar produtos que antes não entravam no comércio local e devido a isso, vão obter mais renda e movimentar a economia do município”, destacou.

PRODUTORES JÁ PODEM SE REGULARIZAR

Os produtores rurais que desejam aderir ao SIM já podem se regularizar através do cadastramento na Secretaria de Agropecuária. A partir dos dados informados, os técnicos da secretaria farão um estudo da propriedade e do produto a ser comercializado, a fim de regulamentar o produtor em acordo com as exigências sanitárias. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.