terça-feira, 1 de abr. de 2025
Brasil Cotidiano Em Alta

Reservistas das Forças Armadas ainda podem fazer o EXAR

Nos primeiros quatro anos, os reservistas podem fazer o EXAR on-line. O prazo termina no dia 31 de janeiro

Exército em Guarapuava (Foto: 26º GAC)

Os reservistas licenciados das Forças Armadas, nos últimos cinco anos, devem fazer o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). Eles devem atualizar os dados pessoais contidos no cadastro da reserva em disponibilidade. Mantendo-se, assim, aptos para a convocação em casos de emergência e de defesa nacional.

Nos primeiros quatro anos, os reservistas podem fazer a apresentação de forma on-line, mas na quinta e última vez, a apresentação é presencial. Para fazer a apresentação presencialmente, o reservista deve comparecer ao quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima da residência. Pelo site, é possível fazer o processo até o dia 31 de janeiro. Após esta data, ainda poderão ser feitas as apresentações, porém incorrerão em multa, conforme previsto na Lei de Serviço Militar e no regulamento.

Para quem mora no exterior, além dos formulários on-line, o EXAR pode ser feito via repartição consular. No entanto, aqueles que não cumpriram com a regularização nos períodos anteriores deverão comparecer a um quartel e só poderão atualizar o cadastro mediante o pagamento de multa.

O EXAR também é obrigatório para os oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada. Assim como para oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente, além dos oficiais e praças temporários licenciados. Bem como, aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva.

Além disso, inclui os portadores de certificados de dispensa de incorporação com classificação de “situação especial” e os reservistas de primeira e segunda categorias também devem efetuar a regularização.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.