terça-feira, 1 de abr. de 2025
Educação Em Alta Guarapuava Saúde

Residência médica da Unicentro começou em 2016

Residência médica da Instituição conta com a parceria do Hospital São Vicente e já soma 25 profissionais atendendo em Guarapuava e Região

Residência médica da Unicentro começou em 2016

A Unicentro tem um histórico em Guarapuava com o curso de residência médica em clínica médica. A parceria conta com o Hospital São Vicente de Paulo, que é utilizado como campo de estágio. A iniciativa começou a ser construída em 2016, permitindo de um lado a especialização dos profissionais. De outro, o atendimento dos pacientes do São Vicente durante o período de formação.

Paralelamente, os médicos se qualificaram para atuarem no curso de medicina da Unicentro, que iniciou em 2019 e formou a primeira turma neste ano. Muitos já trabalham na saúde da Região e dão preceptoria a esta e outras residências, conforme o Departamento de Medicina da Universidade.

De acordo com a Instituição, na próxima semana mais cinco novos médicos vão receber o diploma como especialistas: João Paulo Abreu, Lucas Vieira, Luiz Fernando Farah, Railson Sousa e Vitor Cato. No entanto, outros 25 egressos da primeira residência médica de Guarapuava já encontram-se em atuação.

MAIS RESIDÊNCIAS

No próximo dia 21, também haverá a formatura da primeira turma de residentes no programa criado pelo Hospital São Vicente e a Universidade Campo Real. É um fato inédito para o São Vicente ter a própria Coordenadoria de Residência Médica (Coreme), ao completar 112 anos de existência, agora em 2025. Além disso, o Hospital dos Olhos é outra instituição hospitalar de Guarapuava a abrigar residência, com ênfase em oftalmologia.

OUTROS

Em 2018, Valmor Giavarina, Larissa Rocha e Marcella Gomes deram início a uma jornada de estudos. No ano seguinte, em 2019, Marcos Vieira e João Paulo Frasson se juntaram a eles, expandindo o grupo. Em 2020, o grupo cresceu ainda mais, com a adição de Amanda Mei, Maria Cecília Aragão, Alessandra Godoi, Murilo Casagrande e Larissa Chiochetta.

Dando continuidade, em 2021, Lucas Lima, Thatiane Litenski e Gabriel Bratti se juntaram ao grupo. Em 2022, Giovanni Gnoatto, Aline de Ávilla e Paulo Camargo somaram-se ao grupo, expandindo a área de pesquisa e trazendo novas perspectivas. Já em 2023, Flávia Manchur, Rodrigo Maciel, Rafael Serpa e Daniel Dominico se juntaram ao grupo. Por fim, em 2024, Larissa Parteka, Mayara Paz e Ana Clara Alexandre.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.