A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), a Associação dos Distribuidores de Defensivos do Centro Sul (ADDCS) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava (AEAGRO), com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, promovem na próxima quinta-feira, dia 20 de outubro, às 14h00, reunião sobre compra e venda de agrotóxicos. O evento será no anfiteatro do Sindicato Rural (Rua Afonso Botelho, 58).
Segundo o chefe da Seab, Itacir Vezzaro, a reunião terá como foco a venda antecipada de agrotóxicos. “Vamos explicar que a compra de defensivos agrícolas para determinada cultura antes da época de plantio não é recomendada porque, muitas vezes, o produtor não possui um local correto para a armazenagem. Estes produtos são altamente tóxicos e se expostos à umidade ficam vulneráveis, ocasionando uma contaminação do local”, orienta.
O novo Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Paraná (SIAGRO) também será discutido. “Este sistema tem como objetivo o monitoramento do comércio de agrotóxicos no Paraná. O site registra receitas produzidas por agrônomos”, explica o gerente administrativo da ADDCS, Wanderley Bernardin Andrade.
A reunião será ministrada pelos engenheiros agrônomos Adriano Luiz Riesemberg, da Seab, e Celson Roberto Ritter, do Crea.
O evento é destinado a agrônomos, proprietários e gerentes de comércios agropecuários da região, porém todos os produtores e demais interessados podem participar.