22/08/2023



Agronegócio

Reunião em Pinhão, define inclusão de Guarapuava em consórcio rural

Um encontro às 15 horas desta terça-feira (26), no município de Pinhão, define a participação de Guarapuava num consórcio para patrulha rural. De acordo com o prefeito de Reserva do Iguaçu, Emerson Julio Ribeiro, o seu município, Pinhão e Candói já compõem a parceria e todos já tem a aprovação das câmaras de vereadores. O encontro de hoje, porém, é para incluir Guarapuava. Segundo Dirceu de Oliveira, prefeito de Pinhão, município que sedia o projeto, desde o início Guarapuava tinha sido convidada a participar, mas já havia uma negociação para que congregasse um outro consórcio junto com Guamiranga. “É que Guarapuava possui muitos quilômetros de estradas rurais, assim como o Pinhão que tem seis mil quilômetros, mas depois não deu certo e o prefeito Cesar Filho pediu para compor a parceria com a gente. Como já tínhamos formado o consórcio tivemos que pedir essa reunião para a inclusão de Guarapuava”, explicou Dirceu de Oliveira à REDE SUL DE NOTICIAS, que deve presidir o consórcio. Guarapuava possui 3,6 mil quilômetros de estradas rurais sem pavimentação poliédrica ou asfáltica. Candói possui cerca de quatro mil quilômetros e Reserva do Iguaçu em torno de 3,5 mil quilômetros, segundo o prefeito de Pinhão.

A inclusão de Guarapuava beneficiou o consórcio que passa a ter duas patrulhas para quatro municípios quando o programa prevê uma patrulha para atender três municípios.

O projeto Patrulha do Campo foi lançado em Cascavel durante o Show Rural pela A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, através de sua vinculada Codapar, fevereiro deste ano. O projeto visa apoiar os municípios nos trabalhos de adequação, melhoria e manutenção das estradas rurais. As patrulhas irão atender, inicialmente, 30 Consórcios de Municípios distribuídos em todo o Estado. Neste projeto, o Estado disponibiliza os equipamentos, os projetos técnicos, a capacitação dos operadores e a assistência técnica na execução dos projetos de estradas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo