22/08/2023



Agronegócio

Reunião orienta sobre venda de agrotóxicos

Mais de 70 produtores e profissionais do setor rural participaram da reunião sobre utilização, receituário e comercialização de agrotóxicos na quinta-feira (20), no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava.
Celson Roberto Ritter, do Crea, falou sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que os engenheiros agrônomos devem emitir quando receitam os agrotóxicos para os produtores. Em seguida, o engenheiro agrônomo da SEAB, Miguel Tosatto, explanou sobre receituário e a legislação vigente sobre o tema.
Segundo o chefe do escritório regional da SEAB, Itacir José Vezzaro, o objetivo é orientar e instruir os produtores rurais antes de punir. “O manuseio desses materiais é muito delicado, por isso exige muita atenção do profissional e do produtor para não haver a contaminação”, observou.

 

Outro ponto de destaque da reunião foi a venda antecipada de agrotóxicos. “De acordo com a legislação vigente, essa prática é possível, mas o produtor só pode retirar o produto do local onde comprou no momento da aplicação. Isso porque muitos produtores não dispõem de lugar adequado para armazenamento”, completou o chefe da SEAB.

 

A reunião foi liderada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Associação dos Distribuidores de Defensivos do Centro Sul (ADDCS) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava (AEAGRO), com apoio do Sindicato Rural de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo