22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Revitalização da Praça da Fé marca o aniversário de Guarapuava

A Praça da Fé é um dos cartões postais de Guarapuava, sendo voltado aos eventos religiosos e de promoção ao turismo de aventura com o rapel

prafed

A criação da praça foi no ano 2000 (Foto: Portal RSN)

Guarapuava tem muitas nuances e assim como toda a cidade ela tem vida. Afinal, a cidade é feita por pessoas que vão e que vêm, num cordão que não tem fim. Pois ele se recicla, se renova. E é nesse sentido que no concreto surgem as revitalizações, os recapes e as readequações dos espaços urbanos. É por onde as pessoas circulam, convivem e moram.

E é para comemorar 202 anos que a administração municipal escolheu entregar a revitalização da Praça da Fé. Criada a partir do projeto do arquiteto e urbanista Luiz Marcelo Sanches, a ideia era refletir algo divino em cada detalhe da praça.

Conforme o projeto, os corredores que levam ao centro são como raios de luz. O espelho d’agua, a cascata, a rocha que verte água, os paredões que parecem páginas da Bíblia e as luzes foram idealizados como símbolos de paz.

Portanto, muito mais do que um espaço público, para muitos guarapuavanos se trata de uma simbologia. “Eu achei muito bonita essa iniciativa. Porque até pouco tempo estava tudo quebrado, desajeitado. E aqui é um lugar de fé. Era feito o teatro da Paixão de Cristo”.

Assim como o vendedor de sorvetes Pedro Sebastião, de 61 anos, outras pessoas aprovam a obra. Elizabeth Siqueira é uma delas. “Guarapuava faz aniversário e nós aqui fomos lembrados. Agora vai ficar bem iluminado, sem perigo. Nós que moramos aqui perto vamos poder desfrutar mais desse espaço”.

A OBRA

A obra de revitalização contempla o palco acústico e arquibancada. Há também a instalação de luzes de LED, refletores nos paredões e pinturas das calçadas de acesso ao palco. A obra  conta ainda com a construção de um mirante com espaço amplo, bancos, piso de paver e guarda-corpo.

Conforme a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, a criação da praça foi no ano 2000. “Hoje a praça é um dos cartões postais da cidade, sendo voltado aos eventos religiosos e de promoção ao turismo, como também a prática de rapel.”

De acordo com Katriane, vários eventos já ocorreram na Praça da Fé. Porém, o mais marcante e que faz parte do calendário oficial da cidade é a Paixão de Cristo.

Leia outras no portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo