22/08/2023
Geral Região

RI reimplanta atendimento médico e odontológico

imagem-108006

* Da Redação, com Odair José

A Secretaria de Saúde reimplantou o atendimento médico e odontológico no interior do município de Reserva do Iguaçu. O serviço está sendo prestado em minipostos de 8 comunidades interioranas, com o objetivo de levar atendimento de qualidade a quem mais precisa.

Para o atendimento, está sendo disponibilizada à população uma equipe completa de profissionais do PSF (Programa de Saúde da Família), composta de um médico clínico geral, dentista, auxiliar de dentista, enfermeira e auxiliar de enfermagem. O serviço é realizado durante toda a semana nas comunidades Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima, Faxinal dos Soares, São Sebastião, Santo Antão, Baía, e nos assentamentos Barreiro e Segredo II.

Em entrevista na manhã desta terça (01), o Secretário de Saúde, Luiz Zanon, disse que os serviços iniciados nesta semana estão tendo uma grande procura pela população interiorana, que agora não precisará se deslocar à sede do município para receber atendimento.

“Com certeza, o atendimento vai suprir as necessidades da população. É um serviço diferenciado, pois a população não precisa se locomover ao centro de saúde. Isso diminui a demanda aqui na sede, dando uma qualidade ainda maior ao atendimento que já é bom, graças aos excelentes profissionais que temos”, disse Luiz Zanon.

QUALIDADE DE ATENDIMENTO

A Secretaria de Saúde pretende oferecer à população do interior a mesma qualidade do atendimento e dos serviços em saúde ofertados na sede do município. De acordo com o médico clínico geral, João Daniel Muceli, o atendimento no interior é prestado em acordo com as particularidades de cada comunidade.

“Nós sabemos que as necessidades no interior são as mesmas da sede, ou até maiores. Estamos levando a medicação que usamos aqui, além de material para inalação e oxigênio para alguma emergência que poderá surgir. A saúde da família é uma novidade todo o dia, pois existem os casos de tratamento contínuo e as emergências. Queremos estar preparados para o que precisar”, disse João.

SAÚDE PREVENTIVA

A médica odontóloga, Francis Elen Nogueira, disse que além de visar à qualidade, o atendimento contribuirá para o desenvolvimento da saúde preventiva. “Muitos dos pacientes que atendi durante o período de férias coletivas eram do interior, sendo que a maioria deles estava com dor há muitos dias. Mas agora, além de levar o atendimento a eles, estaremos realizando a prevenção em saúde para evitar que casos como estes voltem a surgir”, disse.

MELHORIAS NOS MINIPOSTOS

Durante a última semana, o Secretário de Saúde, Luiz Zanon, esteve pessoalmente vistoriando os minipostos do interior do município. O objetivo foi de avaliar a estrutura dos ambientes para realizar as melhorias necessárias, de forma a garantir a qualidade e o bom funcionamento do atendimento.

De acordo com o Secretário, foram vistoriadas e colocadas em funcionamento todas as cadeiras odontológicas dos minipostos, exceto as dos minipostos da comunidade Santo Antão e do Assentamento Barreiro, que devem receber reparos na próxima semana.

“Estivemos pessoalmente nas comunidades para conhecer de perto a realidade da população, como também para avaliar a situação dos minipostos. Esse foi um pedido do Prefeito Emerson Julio Ribeiro, para que os reparos necessários fossem realizados a fim de que os trabalhos não sejam interrompidos futuramente em decorrência da falha de algum equipamento”, disse Luiz Zanon. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.