22/08/2023
Segurança

Richa convoca candidatos para última etapa do concurso da PM

imagem-68169

O governador Beto Richa autorizou a convocação de 2.631 candidatos aprovados em concurso público da Polícia Militar para a realização dos testes de aptidão física e entrega de exames. São 2.222 policiais 409 bombeiros. É a segunda chamada do concurso que está contratando 4.445 policiais militares e 819 bombeiros para atuar em todas as regiões do Paraná. Uma primeira turma de convocados, formada por 2.223 PMs e 210 bombeiros, já está fazendo o curso de formação e começa a trabalhar em junho. O concurso foi o mais concorrido da história da corporação, com mais de 120 mil inscritos. 

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel César Kogut, afirmou que o edital de convocação dos candidatos será publicado no site da Faculdade Estadual de Educação em Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), entidade de organizou o concurso, até o dia 12 de março. A proposta é que o processo seletivo físico termine até final de setembro para início do curso da formação. 

. Em 2012, governo fez a maior contratação de policiais da história do Paraná, com a incorporação de 3.120 novos policiais militares, civis e bombeiros. O coronel César Kogut disse que o reforço do efetivo é fundamental para reestruturação na área de segurança pública. Atualmente, o Paraná tem 21.213 policiais militares e bombeiros.
 

PARANÁ SEGURO

O governador lembrou que, além da contratação de mais policiais e bombeiros, foi instituído o pagamento de salário por subsídio que garante aos policiais paranaenses uma das melhores remunerações do País. A contratação de policiais faz parte do Programa Paraná Seguro. O programa também inclui a entrega de novas viaturas para reequipar as polícias, além da compra de armamentos, soluções de inteligência e instalação de novos batalhões, como o da Fronteira. O Governo instalou ainda as Unidades Paraná Seguro (UPS), estruturas de policiamento comunitário montadas em áreas com altos índices de criminalidade. São 14 bases em Curitiba, RMC, Londrina e Cascavel. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.