22/08/2023
Cotidiano Em Alta Paraná Região

Rio Bonito do Iguaçu tem mais de 1,3 mil voluntários cadastrados

Site permite que voluntários se cadastrem antes mesmo da chegada ao município, informando período de disponibilidade e habilidades específicas

Voluntários cadastrados (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Mais de 1.300 voluntários já se cadastraram junto às forças de segurança que atuam em Rio Bonito do Iguaçu. O município acabou devastado por um tornado na sexta (7). Desde o dia seguinte, centenas de pessoas e grupos de apoio têm ajudado na reconstrução da cidade. A ação tem coordenação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e da Defesa Civil do Paraná.

O cadastro ocorre por meio de um site desenvolvido por voluntários, lançado na última sexta (14) pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid). No portal, os voluntários podem se cadastrar antes mesmo da chegada ao município. E com isso, podem informar o período de disponibilidade e as habilidades específicas para apoio aos trabalhos da reconstrução.

Conforme os órgãos de controle da operação, o cadastramento é essencial para a gestão da mão de obra e a coordenação de ações emergenciais. Apesar do alto número de cadastros em poucos dias, a Defesa Civil Estadual e o CBMPR estimam que o número de voluntários em Rio Bonito do Iguaçu seja ainda maior.

Totens com QR Codes que direcionam ao site de cadastramento também foram espalhados pela cidade e em pontos de triagem estabelecidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e o CBMPR.

GUTO SILVA

O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, atende a imprensa nesta segunda (17) depois de uma reunião sobre Rio Bonito do Iguaçu para atualizações sobre o atendimento e reconstrução da cidade. Após iniciar os pagamentos do auxílio emergencial de R$ 1 mil, o Governo do Paraná anuncia o cronograma para a construção de novas casas na cidade e medidas para auxiliar a manutenção de empregos.

FERIDOS

Dezoito pessoas estão internadas em razão do tornado, sendo dois em UTIs. Dos internamentos, seis estão em Guarapuava, sendo três no Hospital Santa Tereza e três no Hospital São Vicente de Paulo.

Outros nove pacientes estão internados em Laranjeiras do Sul, sendo oito no Hospital São Lucas e um no Instituto São José. Por fim, no Hospital Universitário de Cascavel permanecem três pessoas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.