Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
imagem-80817

Rita Felchak é a representante do Centro Sul no Conselho Estadual de Cultura

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

imagem-80817

Cristina Esteche

A diretora da Companhia de Teatro Arte e Manha, Rita Felchak é a representante da região Centro Sul no Conselho Estadual de Cultura (Consec). A eleição aconteceu em Guarapuava, nessa quinta (23).

Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades estaduais e federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros. O processo de seleção dos membros do poder público já está em andamento e as instituições têm até o dia 03 de novembro para indicar os seus representantes.

No total, 37 candidatos concorreram às vagas no Consec pelas macrorregiões. As áreas artístico-culturais contou com 29 candidatos: 02 (dois) da área de Artes Visuais, 04 (quatro) Audiovisual, 02 (dois) Circo, 03 (três) Dança, 02 (dois) Literatura, Livro e Leitura, 04 (quatro) Música, 03 (três) Ópera, 02 (dois) Patrimônio Cultural Material e Imaterial, 04 (quatro) Manifestações Populares, Tradicionais e Étnicas da Cultura e 03 (três) Teatro.

A eleição para as áreas artístico-culturais aconteceram nas oito etapas da Conferência Estadual de Cultura. Em todas as macrorregiões, as urnas foram lacradas, respeitando o Artigo 19 do regulamento, anexo à Resolução nº 045/2014. Estas urnas foram abertas na etapa final, em Guarapuava, e os votos apurados.

Caberá aos conselheiros fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações.

Tags

Compartilhar