22/08/2023
Cotidiano

Roberto Cesar Cubas é homenageado ao deixar Agência de Guarapuava

imagem-19431

O agente da Receita Federal em Guarapuava, Roberto Cubas Cesar (foto), que deixa o cargo após quatro anos de trabalho na cidade e na região, levando na bagagem o reconhecimento do órgão em nível nacional. Ele foi outorgado com o mérito da Receita Federal do Brasil durante a solenidade de transmissão do cargo ao novo responsável pela Agência, Marcos Fabrício Guerra Pinto, nesta sexta-feira (13).

De acordo com Roberto Cubas Cesar, o maior desafio enfrentado no período que prestou serviços em Guarapuava foi colocar em prática a unificação da Receita Previdenciária com a Receita Federal, formando a Recieta Federal do Brasil. Até então, o recolhimento dos tributos federais eram feitos separadamente, dificultando o trabalho, principalmente, das empresas e de contabilistas. "A Previdência arrecadavaas contribuições sociais dos funcionários das empresas e a Receita Federal era a responsável pelo recolhimento dos demais tributos, com o o IR, o PIS, o Confins e  outros", explicou. A partir de maio de 2007 as arrecadações foram centralizadas na Receita Federal do Brasil, envolvendo "sistemas, legislações e culturas diferentes". Inicialmente, a  Agência de Guarapuava  contou com a transferência de oito servidores da Previdência, mas apenas um ficou. "Eles (servidores) tinha, a opção de retornar à Previdência", diz Roberto Cubas Cesar. Na prática, isso significa que o trabalho aumentou, mas o número de funcionários praticamente continou o mesmo. Mesmo assim, o agente diz que a Agência "conseguiu dar conta do recado", melhorando o atendimento.

A iniciativa do Governo Federal, de acordo com Cubas Cesar, melhorou o controle da arrecadação, provocou maior eficiência e redução de custos. Outra iniciativa que vai agilizar ainda mais esse serviço será a integralização do sistema hoje dividido entre o DataPrev (Previdência) e o SERPRO (Receita Federal). "Quando os sistemas forem unificados haverá mais melhoria para todos", avaliou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.