22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava

Robô inclusivo criado em escola bilíngue de Guarapuava ganha prêmio estadual

Projeto 'Sinaldo', desenvolvido por alunos surdos e ouvintes, usa robótica para garantir a segurança escolar e venceu o Concurso Cultural Televisando

Robô Sinaldo (Foto: Arquivo Pessoal/Danise Machado)

Um projeto desenvolvido na Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras Professora Jaqueline Fontoura dos Santos, em Guarapuava, foi premiado no Concurso Cultural Televisando, do grupo GRPCom. O ‘SinalTech: Robótica Inclusiva para Segurança Escolar’, que resultou na criação do ‘Robô Sinaldo’, venceu na categoria ‘Vamos Juntos’.

Coordenado pela professora Danise Machado Sczepanovski, o projeto nasceu de um desafio prático: como garantir que todos os estudantes, surdos e ouvintes, compreendam os sinais de emergência ou mesmo avisos sonoros, como o sinal do recreio, de forma clara e equitativa?

A SOLUÇÃO: O ROBÔ SINALDO

A resposta veio com a robótica. O “Robô Sinaldo” é um carrinho robótico que, acionado remotamente por celular, percorre os corredores da escola com luzes vermelhas, sinalizando visualmente a necessidade de evacuação em caso de emergência. Essa solução criativa elimina barreiras de comunicação que poderiam colocar em risco a segurança de estudantes com deficiência auditiva.

O processo de criação envolveu ativamente os alunos do 3º ao 5º ano. Inicialmente, eles construíram o robô com materiais recicláveis. Durante o processo, utilizaram a língua brasileira de sinais (Libras) para se comunicar. Houve também ‘aulas desplugadas’ para introduzir conceitos de programação de forma acessível. Após a construção coletiva, definiram conjuntamente o nome de ‘Sinaldo’ para o robô, que também recebeu um sinal específico em Libras para se referir a ele.

 

Danise, uma das responsáveis pelo projeto, ressaltou o papel inclusivo da robótica. “A robótica educacional, por ser uma atividade essencialmente visual e prática, alinha-se perfeitamente às características de aprendizado dos alunos surdos. Ela estimula o Pensamento Computacional, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas complexos de forma interativa e engajadora.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.