De 2 a 4 de abril, o Sebrae/PR e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon/PR) realizam, em Curitiba, um encontro entre empresas que formam a cadeia produtiva da construção civil. A quarta edição da Rodada de Negócios para o Mercado da Construção vai reunir cerca de 150 empresas fornecedoras de produtos e serviços e 30 empresas-âncora, como construtoras de médio e grande portes.
A abertura do evento, que acontece na sede do Sebrae/PR, está marcada para as 19 horas do dia 2 de abril. Empresários do setor e representantes de entidades de apoio poderão acompanhar a palestra “Vidros – Novas Tecnologias para Construções do Futuro”, que será ministrada por Cristiane D. Vieira, engenheira da Cebrace, empresa que conta com quatro unidades fabris sediadas em São Paulo e Santa Catarina.
Durante os dois dias da Rodada de Negócios, engenheiros, arquitetos e empresários de micro e pequenas empresas de Curitiba e Região, que formam a cadeia produtiva da construção civil, tanto na área da fabricação de produtos quanto na prestação de serviços, terão a oportunidade de trocar informações, fechar e prospectar negócios com grandes empresas do setor, em um único local.
A estratégia, explica o consultor do Sebrae/PR, Pedro César Rychuv Santos, traz benefícios para as empresas, tanto para aquelas que buscam oportunidades para mostrar novos produtos e serviços quanto para as empresas-âncora que demandam de soluções na construção civil, setor que está assumindo um nível de exigência cada dia maior.
“Essa é uma ação que visa ampliar o acesso a novos mercados e, também, trazer a questão da inovação e da tecnologia para as empresas participantes, inclusive em relação a projetos ligados a área ambiental. A ideia é fazer com que os empresários de micro e pequenas empresas apresentem novos produtos e serviços para grandes construtoras”, observa o consultor.
O presidente do Sinduscon/PR, Normando Antonio Baú, avalia como positiva a realização de rodadas de negócios no setor da construção civil.
“É um esforço concentrado para viabilizar negócios e dar apoio aos empresários. Boa parte dos associados ao Sinduscon/PR corresponde à micro e pequenas empresas e é fundamental divulgar a realização desse encontro de negócios como um facilitador, já que é como viabilizar a participação em uma feira. As rodadas de negócios devem se repetir sempre”, observa o presidente da entidade.
A realização da quarta edição da Rodada de Negócio para o Mercado da Construção, que a cada ano aumenta o volume de empresas participantes, é uma das ações do Projeto de Competitividade para a Cadeia Produtiva da Construção Civil.
A iniciativa, realizada pelo Sebrae/PR com o apoio de entidades de apoio ao setor, visa a promoção de uma gestão inteligente de empresas, por meio de ferramentas como diagnósticos, consultorias, treinamentos, desenvolvimentos tecnológicos, inovações e adoção de melhores práticas construtivas.
De acordo com Rychuv Santos, nas rodadas de negócios, a aproximação e o intercâmbio comercial e, também, tecnológico entre empresas são fundamentais para contribuir na criação de um ambiente para a geração de negócios, que estimulam parcerias, e o acesso a novos mercados, o que resulta em um aumento do volume de vendas.
“Neste ano, já temos a confirmação da participação de um grupo de empresários de União da Vitória, Porto União e Bituruna, indústrias que formam o APL (Arranjo Produtivo Local) da Madeira de Porto União da Vitória”, conta o consultor do Sebrae/PR.
Segundo ele, a presença de empresas de fora da Capital demonstra a importância da realização de rodadas de negócios como ação efetiva de acesso a novos mercados.
A quarta edição da Rodada de Negócios para o Mercado da Construção acontece na sede do Sebrae/PR em Curitiba, que fica na Rua Caeté, 150 – Prado Velho. A abertura oficial está marcada para o dia 2 de abril, segunda-feira, às 19 horas. O evento segue no dia 3, terça-feira, e 4, quarta-feira, das 8 às 18 horas.
Para a realização da Rodada de Negócios, o Sebrae/PR e o Sinduscon/PR contam com o apoio da Caixa Econômica Federal e Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná, que estarão presentes no evento com estandes institucionais.
Com assessoria/Sebrae-PR