O Rotary Club de Guarapuava Lagoa, pertencente ao Distrito 4640, está em festa. Fundado em 1981, o clube completa 40 anos nesta sexta (5).
Apadrinhado pelo Rotary Club de Guarapuava, o clube teve como primeiro presidente Arival Belo Waigner. Os fundadores foram Jair Kultz, Ivo Rodak, Celso Junior, Wilfredo Castelon, Manoel Gameiroe e Luiz Sanquetta. Bem como, Claudio Braga, Carlos Dipp, Enir A. da Silveira e Fernando Kaminski.
Na época, as reuniões ocorriam no Clube Guaíra. Somente em 1985, mudou-se para a sede da Casa da Amizade, na rua Visconde de Guarapuava, 517 no Centro. Formado atualmente por 35 profissionais das mais diversas áreas, o clube vem prestando serviços à comunidade ao longo dessas quatro décadas. Assim, contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico regional.
Conforme o presidente, Renaldo Juliane, o clube faz reuniões semanais todas às terças, às 20h na Casa da Amizade. Contudo, atualmente os encontros estão sendo feitos virtualmente, devido à pandemia do coronavírus.
É um privilégio estar presidente nesses 40 anos de clube. O Rotary Lagoa é muito importante para nosso município, pois conta com vários projetos sociais que foram criados ao longo desses anos, como o Pelotão Esperança, desenvolvido em parceria com o 26º GAC e a Promoção Social. Diversas ações já são tradicionais no município, como o Filé na Tábua, Cuidados com o Coração, Costelão Beneficente, Profissional por um dia, Campanha Arrecadação Solidária e a Expoflor.
HEMOCENTRO REGIONAL
A conquista mais recente foi o subsídio global para o Hemocentro Regional. Ao todo, o clube de serviços garantiu a liberação de US$ 32.500, cerca de R$ 185,900 na cotação atual do dólar rotário.
Desse modo, o valor destina-se a aquisição de equipamentos para o Hemocentro. Os recursos vieram da aprovação de um subsídio global da Fundação Rotária (sediada nos Estados Unidos), vinculada ao Rotary Internacional.
Além disso, o projeto contou com apoio de um clube da Índia. Bem como, o apoio do próprio clube local, cada um responsável pela destinação de parte da verba.
Esse é um projeto internacional e específico da Fundação Rotária, portanto de maior dimensão. Com a conquista destes recursos, o clube reafirma sua missão de abrir oportunidades, inspirar e conectar pessoas, proporcionando conhecimento e esperança para a comunidade regional.
Leia outras notícias no Portal RSN.