22/08/2023
Esportes

Rugby de Guarapuava dá primeiro passo para se tornar referência nacional

Um projeto ambicioso da Secretaria de Esportes e do Lobo Bravo Rugby pode tornar Guarapuava como referencia do esporte no país. Uma reunião nesta terça feira (19) deu o primeiro passo para que o projeto saia do papel. A partir dos próximos dias, o Lobo Bravo passará a treinar e mandar seus jogos em um novo local, que será reformado e reestruturado para receber a equipe.

O campo, que fica atrás do Colégio Rui Barbosa, na Santana, é apontado pelo secretário de esportes de Guarapuava, Celso Goés, como o local ideal para a construção de um novo Centro de Treinamentos da modalidade. “Foram realizados estudos e vimos que lá é o melhor local, é um campo bom, tem um espaço amplo. Começaremos em breve as reformas para colocar o pessoal do Rugby e também do futebol lá, já que o Campo Municipal terá seu gramado retirado e colocado um novo”.

Muito mais que apenas um novo local para treinamentos, a expectativa dos envolvidos no projeto é transformar o terreno em um grande centro de treinamento já para 2016, quando ocorrem as Olimpíadas do Brasil. Para isso, secretaria de esportes e a diretoria do Lobo Bravo esperam aproveitar o bom momento do esporte no país e a transformação do Rugby em esporte olímpico para apresentar logo um projeto ao Ministério do Esporte. “Esperamos que consigamos apresentar este projeto ao Ministério de Esportes ainda este ano, talvez na primeira semana de dezembro”comentou Celso Goés.

O projeto vem sendo desenvolvido há mais de um mês e sendo conduzido com muita cautela, contudo, o clima nos bastidores é de otimismo.

+Rugby de Guarapuava cresce e quer ser destaque nacional

Mesmo animado com a idéia, o presidente do Lobo Bravo, Juliano Cardoso dos Santos, prefere focar nas questões de dentro de campo. Neste fim de semana a equipe disputará os Jogos Abertos do Paraná, e é a grande esperança de Guarapuava na competição.

Nos próximos dias os lobos também enfrentarão outra decisão, dessa vez no Campeonato Paranaense, e que pode colocar Guarapuava no Campeonato Brasileiro de Rugby.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.