22/08/2023



Brasil Cotidiano Economia

Saiba como acumular pontos no cartão de crédito

Programas de fidelidade de operadoras garantem passagens aéreas, créditos em postos de combustível, itens para a casa, acessórios e uma lista enorme de produtos e serviços

ecommerce-2607114_960_720

Pontos no cartão de crédito (Foto: Reprodução/Pixabay)

O mercado de cartões apresentou resultados positivos em 2020. A quantidade de cartões de crédito ativos atingiu um total de 134 milhões, os de débito 167 milhões e os pré-pagos 23,7 milhões, o que representa um aumento de 12%, 26% e 90%, respectivamente, na comparação com o ano anterior. Os dados são da pesquisa Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgada pelo Banco Central.

Mas, quando o assunto é compras em crédito muita gente já pensa em dívidas, limite estourado e juros altíssimos. Porém, a prática pode não ser tão ruim assim, desde que usada com consciência. Ou seja, gastando somente o que se consegue custear, sem esperar por um milagre no dia de pagar a fatura. Há benefícios também, a depender de cada bandeira e dos bancos.

Dito isso, vamos às vantagens de utilizar um cartão de crédito. Com os programas de fidelidade, quanto mais se gasta, mais pontos se acumulam para trocas. E para participar, basta fazer a inscrição pela internet ou telefone.

Um dos primeiros passos é concentrar todas as suas compras no cartão de crédito. É comum pensar em usá-lo mais em gastos maiores ou para pagamentos parcelados, mas volumes menores vão ajudar a fazer a diferença no montante do mês para acúmulos de benefícios. Então, vale incluir tudo o que já faz parte da sua rotina ou o que você prevê investir, como as suas opções de lazer e entretenimento. As assinaturas em sites e clubes de descontos, de aplicativos e streaming, os depósitos em plataformas de jogos online, são alguns exemplos em que há opção de transações através de cartão.

No entanto, antes de tudo, leia com atenção o regulamento do programa escolhido, para ficar por dentro das regras e saber, por exemplo, de lojas parceiras, tanto as online como as físicas. Além disso, existem promoções, geralmente em datas comemorativas, em que as operadoras costumam oferecer uma quantidade maior de pontos nas compras realizadas. E não deixe de verificar a validade, para não perder o prazo de troca ou transferência para parceiros do programa.

(Foto: Reprodução/Pixabay)

RESGATE DE PONTOS

Para aproveitar a pontuação dos cartões de crédito e iniciar o processo de troca, é preciso checar o limite mínimo exigido pelo programa de fidelidade. O saldo de pontos geralmente vem descrito na fatura do cartão ou pode ser consultado pelo site ou aplicativo do banco ou do clube de benefícios.

Algumas trocas só podem ser realizadas nos caixas de autoatendimento ou pelo telefone. Outros aceitam a troca pela internet e ainda existe a opção de converter ou transferir os pontos automaticamente. Nesse caso, é preciso ver se há alguma taxa para a transferência de pontos. Alguns cobram um valor, seja para programas de milhas ou para os programas associados. Importante também saber a pontuação mínima e estar atento às promoções de bônus.

Com o resgate é possível comprar passagens aéreas, ter crédito em um posto de gasolina, utensílios para a casa, acessórios, e uma lista enorme de produtos e serviços. Agora, caso não queira gastar seus pontos com nada que é oferecido pela operadora, algumas têm a alternativa de troca por milhas, através de programas parceiros associados a companhias aéreas e outros serviços de lazer e turismo. Existe ainda a possibilidade de as milhas poderem ser vendidas para sites desse segmento.

Enfim, o cartão de crédito, além de ser uma comodidade para aqueles que não têm dinheiro na hora para efetuar a compra ou precisam de um prazo para o pagamento, traz inúmeros benefícios. O que não pode é exagerar, ultrapassar os limites e ficar no vermelho no final do mês. Fora isso, com uma boa planificação e consciência financeira, é possível ter muitas vantagens e aproveitar tudo o que a soma de pontos possa oferecer.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo