22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Região

Saiba como doar o Imposto de Renda para instituições sociais

Conforme dados da Receita Federal, menos de 3% dos contribuintes fazem doações com o Imposto de Renda. Confira entidades participantes

Oportunidade de quitar débitos (Foto: Reprodução/Freepik)

Pouca gente sabe que pessoas físicas e jurídicas podem deduzir entre 6% e 9% dos impostos devidos doando para entidades e projetos sociais. Para transformar essa ação corriqueira em um ato solidário, basta doar o imposto, ao invés de pagar todo para o governo.

A legislação brasileira permite a destinação de parte do valor a projetos de setores da cultura, esporte, assistência social (criança, adolescente e idoso) e saúde. Isso porque, há as chamadas ‘leis de incentivo fiscal’. Ou seja, o governo abre mão de receber parte de um dinheiro para colocá-lo diretamente em projetos e entidades da sociedade civil.

Dessa forma, a pessoa interessada precisa declarar o Imposto de Renda (IR) pelo modelo completo para que isso seja possível. No momento da declaração é possível escolher projetos que estão aptos a receber esses recursos, definir qual a causa ou iniciativa apoiar e fazer a doação.

Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido, desde que decidam fazer essas doações ao longo do ano. Doando no momento da declaração, o limite é de 3%. Além disso, pode redirecionar esses valores para as leis de incentivo federais, como a de Cultura, do Esporte, Lei do Audiovisual, Fundo do Idoso e Fundo da Infância e Adolescência.

Por isso, na hora de doar, é preciso se certificar de que o projeto social é apto a receber essas doações.

CAD FUTSAL

O Clube Atlético Deportivo (CAD) é um dos projetos esportivos de Guarapuava aptos a receber doações por meio do IR. “Salientamos também aos torcedores que a nossa entidade está apta a receber dedução de imposto de renda, ferramenta que pode ajudar, cada vez mais, a tornar a nossa instituição mais vencedora”. Para fazer parte dessa história e alavancar o time de guerreiros, entre em contato com Wallasse Farias pelo telefone (42) 9 9101-9335.

PRUDENTÓPOLIS

Em Prudentópolis, os interessados podem doar ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa (CMDI) em 2023. Em parceria com a Unicentro, a campanha também ocorre em Irati e Rio Azul. Confira o passo a passo para fazer a doação:

(Arte: Divulgação)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo