22/08/2023
Guarapuava Saúde

Saiba como e onde se vacinar contra a febre amarela, em Guarapuava

imagem-126213

Da Redação com Secom

Guarapuava – O Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Guarapuava informa a população que estão disponíveis doses da vacina contra a Febre Amarela em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), conforme cronograma abaixo apresentado.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade, as doses fazem parte do calendário de vacinas do município desde 1999. “A febre amarela é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte se não for tratada de imediato. Por conta desses surtos em algumas regiões do Brasil, é importante que a população compareça até as UBSs e confira se as doses foram tomadas no prazo correto”, ressaltou Chayane.  

Nas áreas rurais, a febre amarela é transmitida por mosquitos silvestres. Já na área urbana a transmissão acontece pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. “Realizamos, nos últimos anos, intensivas ações e mutirões contra o mosquito em Guarapuava. Nossas equipes são capacitadas e instruídas para fazer as visitas e orientar a população com dicas e panfletos educativos. O combate ao mosquito transmissor é uma tarefa continua e de todos”, enfatizou Chayane.

A vacinação é recomendada para todas as pessoas, desde que as mesmas não tenham tomado a dose em menos de dez anos. Para quem for viajar para regiões com matas e rios, a dose ser tomada até dez dias antes da viagem. Quem for tomar a vacina, deve levar na UBS carteira de vacinação. Caso não tenha, é necessário apresentar um documento pessoal para identificação. O horário de atendimento das Salas de Vacinação nas UBS é de segunda a sexta feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

A Secretaria de Saúde informa os dias específicos para a vacinação. A explicação para essa divisão de dias é simples: uma vez aberto o frasco da vacina, que contém cerca de 10 doses, ele tem validade de apenas quatro horas. caso não haja procura nesse meio-tempo, o frasco vai para o lixo.

SEGUNDA FEIRA: Santa Cruz, Planalto, São Miguel, São Cristóvão e Residencial 2000;

TERÇA: Campo Velho, Paz e Bem, Morro Alto, Primavera e Feroz;

QUARTA: Jordão, Jardim das Américas, Xarquinho, Recanto Feliz, Jardim Araucária e Adão Kaminski;

QUINTA: Concórdia, Colibri, Xarquinho II, Boqueirão, Santana, Vila Bela e Palmeirinha;

SEXTA: Bonsucesso, Parque das Árvores, Cisgap, Vila Carli e Tancredo Neves. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.