22/08/2023


Guarapuava Política

Saliba diz que será um defensor da saúde na Câmara Federal

Candidato disse que 80% dos casos de média e alta complexidade poderiam ser tratados em Guarapuava

saliba-guarapuava

(Foto: Caio Budel/RSN)

Ele é médico, proprietário de clínica em Guarapuava e agora decidiu aceitar o convite do candidato a governador Ratinho Júnior e concorrer a uma das cadeiras na Câmara Federal. André Saliba veio de Curitiba há oito anos para substituir um médico no Exército e disse que acabou fixando residência na cidade. Amigo pessoal de Ratinho Júnior, que conheceu na Flórida há 20 anos, o médico fez parte da equipe que elaborou o plano de governo na área da saúde.

Com 112 municípios, “fechados” e uma projeção de eleição com 30 mil votos, o candidato do DC (Democrático Cristão), partido coligado com a Rede Sustentabilidade, disse que, se eleito for, sairá em defesa de uma direção plena nos hospitais.

“Hoje os recursos vem pelo Estado quando deveria vir diretamente aos hospitais”, defende. De acordo com o candidato, o setor de saúde possui dinheiro n a esfera federal, mas é “mal destinado”. Por isso, como médico ele diz ter a obrigação de reestrutura a área da saúde em Guarapuava e região. O Hospital Regional e a garantia do seu funcionamento também é outro fator abordado por Saliba.

“Precisamos garantir que o governo abra concursos para a contratação de profissionais na área da saúde e também faça parceria com instituições privadas”. Segundo ele, 80% dos casos de média e alta complexidade que precisam ir para outros centros podem ser resolvidos em Guarapuava.

Outra proposta do candidato do DC, é rever a questão do agronegócio, assim como a reforma trabalhista. “Não é possível um aposentado do Legislativo e do Executivo ganhar mais de R$ 100 mil por mês”. Outra reforma na mira do candidato é a política. “Ninguém mais aguenta os cargos eletivos serem repassados de pai pra filho, neto”.

Reformas também na educação com a inserção de tecnologia nas escolas; o fim de obras paralisadas e a questão tributária também fazem parte da possível atuação parlamentar de Saliba em Brasília.

Mas para que isso aconteça, o candidato pede ao eleitor que vote em candidatos de Guarapuava e região. “Se eu chegar lá e conseguir 20% do que pretendo já deixo um legado para as próximas gerações”.

Publicidade

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo