domingo, 11 de mai. de 2025
setu
Cotidiano Em Alta Guarapuava Paraná Região Turismo

Salto São Francisco abre para visitantes no feriado prolongado

Segundo o IAT, o objetivo é permitir que o público aproveite o feriado em contato com a natureza

o feriado

(Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

Com a chegada do feriado prolongado, que une a Sexta-Feira Santa (18) e o Dia de Tiradentes (21), uma boa opção para quem deseja aproveitar a folga são as Unidades de Conservação (UC’s) abertas à visitação. No total, 27 UC’s administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) funcionarão normalmente durante o período.

Em Guarapuava, o maior atrativo é o Salto São Francisco, que divide território com os municípios de Prudentópolis e Turvo. A área é uma das mais visitadas por guarapuavanos, e estará aberta para visitações nesse período.

Além disso, há opções como o Parque Estadual Pico do Marumbi, que oferece estrutura para camping, e outras voltadas ao turismo de aventura, como o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, e o Vale do Codó, em Jaguariaíva. Todas essas unidades estão com horário de funcionamento normal, de acordo com cada complexo. A programação completa pode ser consultada no site oficial do IAT.

Conforme o IAT, o objetivo é oferecer ao público a chance de aproveitar o feriado em contato com a natureza, além de respeitar os limites de cada parque e ajudar a promover a conscientização ambiental.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 

O Paraná possui atualmente 74 Unidades de Conservação catalogadas, sendo 27 abertas ao público. Juntas, essas áreas representam cerca de 26,3 mil km² protegidos por legislação ambiental.

Além disso, também fazem parte do sistema ambiental do estado as RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural). Ainda, são consideradas unidades de conservação, terras indígenas, Unidades Federais e Unidades Municipais, a exemplo do Parque Barigui, em Curitiba.

*Por Kayla Lima (estagiária), com supervisão de Cristina Esteche.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Kayla Lima

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.