22/08/2023

Salve Mandela! A luta contra o apartheid continua

imagem-40625

Nelson Mandela está completando 94 anos de vida nesta quarta-feira (18), dos quais 67 dedicados à luta contra o "apartheid" na África Sul. Ativistas e simpatizantes da causa pelo mundo afora encontraram uma maneira muito original para homenagear o maior líder negro vivo (sob o meu ponto de vista) que é dedicar 67 minutos de hoje a qualquer atividade que seja solidária. Você pode dar comida a quem tiver fome e não possa pagar, agasalhar quem tem frio, fazer qualquuer bem que sirva à humanidade.

Em época de campanha eleitoral  vai uma dica para os candidatos: dedique 67 minutos do seu dia para uma reflexão sobre o papel da política e, principalmente, do político para a sociedade. O "apartheid" não "existiu" apenas na África do Sul. Vivemos num país que se diz a maior democracia racial do mundo. Sim, porque o preconceito racial é velado; porque os números, assim como essas pessoas, vivem na invisibilidade. Em Guarapuava, o que também é cruel, temos o "apartheid" social. Tudo o que é feito por quem deveria fazer para todos, limita-se a áreas que sejam visíveis, que propaguem, em detrimento de quem necessita.   Vale muito mais o que se tem e não o que se é. Para comprovar isso, basta sair pelos becos existentes na periferia da cidade; basta ver a condição de miserabilidade em que esses guarapuavanos sobrevivem: sem água tratada, sem energia elétrica, sem casa, sem emprego, sem saúde, sem comida, sem dignidade, sem cidadania. Mas possuem título de eleitor e votam. Consequentemente, são alvos de promessas que já não foram cumpridas. A esses candidatos, a esses políticos, que tal destinar um pouquinho do dia de hoje para essa reflexão? Fica o desafio!

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.