O Ministério da Saúde (MS) aprovou o recurso de mais R$ 3,6 milhões para habilitar 12 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na Região de Guarapuava. O deputado federal Aliel Machado (PV), informou nesta quarta (27) sobre a destinação de mais recursos. Com o montante, os recursos serão direcionados para a habilitação de unidades móveis, fortalecendo a infraestrutura de atendimento de emergência em nove municípios.
De acordo com a portaria 2.628/2023, o Ministério da Saúde garante recursos financeiros do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada. Esses recursos vão fazer parte do limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) dos municípios da Região. Os municípios beneficiados incluem Pitanga, Laranjeiras do Sul e Prudentópolis, que receberão duas novas habilitações cada, além de Turvo, Pinhão, Nova Laranjeiras, Guarapuava, Candói e Palmital.
De acordo com o deputado, a medida habilita as unidades que fazem parte da Central de Regulação das Urgências (CRU) de Guarapuava.
A destinação de R$ 3,6 milhões para o Samu 192 na Região de Guarapuava representa um avanço significativo na melhoria dos serviços de atendimento móvel de urgência. Teremos um impacto positivo desses recursos, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar da população local. O investimento promete fortalecer a capacidade de resposta a emergências médicas, garantindo um atendimento de qualidade nos municípios contemplados.
Assim os município receberão reforços nas capacidades de resposta a emergências médicas. Essa alocação de recursos fortalece a infraestrutura do Samu nessas localidades, garantindo um atendimento ágil e eficiente em situações de urgência.
Leia outras notícias no Portal RSN.