A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou nessa semana obras para acelerar a implantação de serviços de saneamento em três hospitais regionais do Estado. Além de Guarapuava, os hospitais de Ivaiporã e Telêmaco Borba, se encontram em fase final de construção e vão ser estruturados para atender pacientes com coronavírus.
Atendendo a um pedido do governador Ratinho Junior, os hospitais já são atendidos pelo sistema de abastecimento de água. Em Guarapuava, será feito o redimensionamento da ligação de água para atender o padrão do projeto hidrossanitário do Hospital Regional. Além disso, também será feita interligação do imóvel à rede de esgoto já existente da Sanepar.
Na última sexta (3) uma equipe do Governo esteve em Guarapuava para vistoriar a obra, que já está praticamente concluída. A abertura do Hospital Regional confirmada no dia 2 de abril, para enfrentamento da pandemia de coronavírus, vinha sendo reivindicada pelos representantes de Guarapuava na Assembleia Legislativa.
Recentemente, a deputada Cristina Silvestri, cobrou o secretário Beto Preto durante reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Assim, em seguida, Artagão Junior também somou força e fez a solicitação com pronunciamento na tribuna numa das sessões da Alep.
IVAIPORÃ
Em Ivaiporã, a Sanepar está implantando 2,3 km de rede coletora de esgoto, que vai atender também o Fórum Eleitoral, o Fórum Estadual Regional. Além disso, o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e uma escola municipal, num trajeto até o Parque Ambiental Jardim Botânico. A rede vai possibilitar mais 518 ligações de esgoto na cidade.
TELÊMACO BORBA
Por fim, em Telêmaco Borba, a Sanepar fará reparos e a instalação de uma bomba para dar funcionalidade à estação elevatória de esgoto existente no Hospital Regional da cidade.
De acordo com a Sanepar, o governador decretou situação de emergência para que esses três hospitais regionais sejam concluídos o quanto antes. “Por isso, nos adequamos para antecipar essas obras que já estavam previstas e que vão trazer uma série de benefícios à população”.
Leia outras notícias no Portal RSN.