quarta-feira, 13 de ago. de 2025
Cotidiano Guarapuava

Sanepar alerta consumidores sobre golpe do site falso

Sanepar diz que golpes tem ocorrido de tempos em tempos e a empresa tem denunciado os casos, buscando orientar os clientes sobre a situação

Alerta de fraude (Foto: Sanepar)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta clientes para fiquem atentos a sites falsos. Esse tipo de golpes já faz vítimas em Guarapuava, conforme a administração municipal. Por isso, a Sanepar reforça que usuários acessem apenas o endereço oficial da empresa na internet. De acordo com o diretor comercial da Sanepar, Bihl Zanetti, golpistas criaram vários sites falsos, com outros endereços.

Estão tentando enganar as pessoas e roubar o dinheiro do pagamento das contas de água pela internet, inclusive com a geração de falsos boletos para o suposto pagamento de contas.

Conforme Zanetti, isso tem ocorrido de tempos em tempos e a Sanepar tem denunciado os casos, buscando orientar os clientes sobre a situação. O gerente-geral comercial da Sanepar, Thiago Semicek, explica que, para evitar cair em golpes, é necessário sempre observar se o site tem exatamente o endereço oficial.

Ele orienta os clientes da Sanepar a também conferirem sempre todos os dados que estão em boletos gerados pela internet. Como informações do cliente, do imóvel, o número da matrícula, o valor da conta, o destinatário do pagamento, o nome da Sanepar.

O QUE FAZER

A Sanepar também recomenda que vítimas denunciem à polícia e informem a Sanepar pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br. Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino do pagamento.

O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio. Outra medida é registrar boletim de ocorrência, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do pix.

Em seguida, envie o BO à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa, visando ressarcimento pelo banco.

CANAIS

A Sanepar disponibiliza diversos canais para o atendimento aos clientes. Os meios virtuais funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo fins de semana e feriados: telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita); e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br; WhatsApp (41) 9 9544-0115.

(*Com informações AEN)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.