22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Sanepar dá dicas para economizar água da piscina no verão

Uma piscina de cinco mil litros pode abastecer uma família de quatro pessoas por 15 dias. Quando estiver sem uso é recomendado cobrir a piscina

Família aproveita a piscina (Foto: AEN)

Com as altas temperaturas do verão, o uso de piscinas, especialmente as plásticas, tem se tornado um dos principais responsáveis pelo desperdício de água. De acordo com Julio Gonchorosky, diretor de Meio Ambiente da Sanepar, uma piscina de cinco mil litros pode abastecer uma família de quatro pessoas por 15 dias. Entretanto, trocá-la duas vezes em um fim de semana pode significar o gasto de um mês inteiro de consumo, impactando a conta de água e o sistema de abastecimento.

Conforme ele explica, os sistemas de água não são projetados para lidar com um aumento repentino de demanda. Como o uso excessivo de água para encher e esvaziar piscinas. Isso pode causar baixa pressão e desabastecimento, principalmente em áreas distantes da rede.

Para evitar desperdícios, é recomendado cobrir a piscina quando não estiver em uso. Além de tratar a água com uma colher de sopa de água sanitária para cada mil litros. Dessa forma, prevenindo o crescimento de algas e bactérias. Essas práticas simples ajudam a economizar água e garantir que todos possam ter acesso a ela. Além disso, a Sanepar sugere encher as piscinas em horários de menor consumo, como antes das 10h ou após as 22h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo