22/08/2023


Cotidiano Economia Em Alta Paraná

Sanepar faz renegociação de dívidas com parcelamento em até 48 vezes

Condição é para quem acessar a plataforma consumidor.gov.br. Além do parcelamento mais longo, a entrada fica em 10% do valor total do débito

Oportunidade de quitar débitos (Foto: Reprodução/Freepik)

Clientes da Sanepar com faturas em atraso já podem negociar o pagamento das contas atrasadas com condições especiais. Para acessar este benefício, a solicitação de parcelamento deve ser feita por meio da plataforma consumidor.gov.br, dentro do Programa Renegocia. A Sanepar aderiu à 2ª edição do Programa a convite da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR).

O mutirão que termina no dia 17 de janeirto de 2025 abrange diferentes setores da economia, como instituições financeiras, de energia, saneamento e telefonia. O objetivo principal é a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma acessível.

Para o cliente que acessar a plataforma do governo federal, a Sanepar oferece a possibilidade de parcelar a dívida em até 48 vezes, com entrada de 10% do valor total do débito. Em condições normais, a entrada mínima é de 20% e o parcelamento em até 24 meses. A plataforma proporciona agilidade no atendimento, com prazo de até 10 dias para análise e resposta ao consumidor, que pode receber o contato via e-mail ou telefone.

Além da plataforma, os consumidores podem acessar o programa presencialmente em órgãos como Procons. E também, nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs), Núcleos de Atendimento aos Superendividados (NAS), nas Defensorias Públicas e associações de defesa do consumidor. Essa ação integra o Sistema Nacional Permanente de Prevenção e Tratamento do Superendividamento, alinhado à Lei 14.181/2021.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo