22/08/2023
Cotidiano Região

Sanepar inicia vistoria técnica em cerca de 2 mil ligações de esgoto de Irati

O trabalho de Vistorias Técnico-Operacionais (VTOs) em imóveis de Irati inicia nesta semana, começando pelas proximidades do Parque Aquático

230404_-_irati_-_vistorias_tecnicas_2_0

Sanepar inicia vistoria técnica em ligações de esgoto de Irati (Foto: Sanepar)

A Sanepar iniciou um trabalho de Vistorias Técnico-Operacionais (VTOs) em cerca de dois mil imóveis de Irati nesta semana. A ação começa pelas proximidades do Parque Aquático e, em seguida, passará pela Região Central da cidade.

Conforme o Órgão, as vistorias buscam assegurar o bom funcionamento do serviço de coleta e tratamento de esgoto. Dessa forma, isso repercute diretamente na prevenção de doenças, na preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente.

O acesso ao imóvel para a vistoria ocorre mediante o consentimento do morador. Segundo o coordenador de Redes da Sanepar na Região, Vanderlei Pedroso Fernandes, durante a visita, os técnicos verificam se as instalações hidrossanitárias estão de acordo com as normas da Sanepar e a Legislação Ambiental.

De acordo com o coordenador, nas vistorias verifica-se os pontos de lançamento de esgoto do banheiro, da cozinha, da lavanderia e outros onde há captação de água de chuva, como ralos. “Verificamos também a existência de caixa de gordura”. Os testes são feitos com corantes à base de água, que não danificam as louças sanitárias.

REGULARIDADE

Para que esteja ligado corretamente, o esgoto do imóvel precisa ser lançado na rede coletora da Sanepar, e a água de chuva lançada na galeria pluvial. Também é necessário possuir caixa de gordura e não ter fossas ou sumidouros, se houver rede coletora de esgoto disponível.

Estando tudo de acordo, o morador receberá um certificado de regularidade do imóvel. Nos casos em que houver irregularidade, a equipe de vistoria vai orientar as adequações por meio de uma notificação. Após 30 dias a equipe volta para verificar se o morador fez as correções.

As vistorias são feitas pela empresa terceirizada Engezzi Engenharia, com profissionais capacitados e fiscalizados pela Sanepar. Então, eles estarão uniformizados, portando crachá e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.