22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Sanepar vistoria imóveis para ver destinação do esgoto doméstico

Sanepar vistoria imóveis em Guarapuava e em mais nove municípios da Região. Nesta segunda (22) visistas começaram em Laranjeiras do Sul

Sanepar vistoria imóveis (foto: Sanepar)

A partir desta segunda (22), a Sanepar vistoria imóveis em Guarapuava e em outros nove municípios da Região. Trata-se de uma Vistoria Técnico-Operacional para verificar a correta destinação do esgoto doméstico. Esta semana começou em Laranjeiras do Sul. De acordo com a ermpresa, até maio de 2026, a Sanepar deve fazer 27.932 vistorias em Candói, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, além de Guarapuava e no distrito de Entre Rios.

Identificados com crachá e uniforme da empresa Trezzi e Bonatti Ltda, os técnicos abordam o cliente explicando como funciona a vistoria e solicitam a entrada no imóvel. Lá, verificam banheiros, cozinhas, áreas de serviço, ralos e calhas. Também analisam o escoamento de água da chuva na rede de esgoto, assim como, a existência da caixa de gordura. Conforme a Sanepar, há ainda a avaliação do hidrômetro (relógio) e o Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI). Este fica, localizado fora do imóvel e possui uma tampa pequena de plástico azul ou de concreto.

NECESSIDADE

Conforme o gerente da Sanepar na Região de Guarapuava, Adão Alisson Slompo, as vistorias são essenciais para o correto funcionamento do sistema e uma exigência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). “O órgão regulador estabelece que é responsabilidade da empresa verificar a correta ligação dos imóveis à rede de esgoto. A ligação feita adequadamente possibilita à Sanepar fazer uma coleta e tratamento adequado. Isso também é garantia de que o usuário não terá transtornos, como odor ou refluxos”.

A principal tarefa dos técnicos, de acordo com a estatal, é orientar e responder as dúvidas dos moradores.

Em vários casos o morador nem sabia que o imóvel estava irregular, comprou de outro proprietário e não sabia da situação. É a oportunidade para regularizar a situação.

Um ponto importante é que essas irregularidades causam transtorno para a Sanepar e para o cliente. “O lançamento de esgoto na galeria pluvial, por exemplo, pode contaminar rios e córregos. Já a ligação da água de chuva na rede de esgoto pode ser um risco à saúde pública, aumentando a chance de proliferação de ratos e baratas, de obstrução gradativa do ramal interno de esgoto do imóvel e a ocorrência de odores indesejáveis”.

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO

Constatada irregularidade no imóvel, conforme Slompo, o cliente tem 60 dias para regularização. Após isso, os técnicos retornam ao imóvel para nova verificação. Com a situação resolvida, o cliente recebe um certificado de regularização. Nos imóveis regulares, o certificado é fornecido imediatamente após a vistoria.

É o caso dos imóveis de Janete Farias Leite, que mora no Residencial 2000, em Guarapuava onde as vistorias começaram. “A pessoa que vistoriou aqui foi muito educada. Orientou, deu informações sobre como funciona o tratamento do esgoto. É tudo muito correto, e a vistoria foi rápida”.

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Cristina Esteche

Jornalista

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