Durante os próximos oito dias, a partir de amanhã (15) até o dia 23, Santa Maria vai estar em festa. Município com cerca de 10 mil habitantes, dos quais 70% moram em 46 comunidades rurais, completa 32 anos. Embora o desmembramento do município de Pitanga ocorreu em 7 de julho, as comemorações ficam para o fim do ano. Conforme disse o prefeito Oscar Delgado (PT), a temporada de verão propicia melhores condições para os festejos.
Com economia baseada na agricultura familiar, Santa Maria do Oeste possui 1.861 pequenas propriedades. Entre estas, encontram-se quatro assentamentos da Reforma Agrária. Portanto, o maior desafio da gestão são as estradas rurais. Entre as comunidades rurais, os distritos de São José e São Manoel são os maiores. Para se ter uma ideia, o município precisa manter cerca de três mil quilômetros de estradas. “Temos 4,2 mil quilômetros de transporte escolar por dia”.
De acordo com o prefeito, são 16 escolas municipais, cinco unidades de saúde da família (UBS). Entretanto, as atenções da administração para 2023 estão voltadas para obras de infraestrutura. “Quando assumimos apenas ruas principais tinham pavimentação asfáltica. A nossa meta é pavimentar 80% das ruas, incluindo os dois maiores distritos. E até o fim do mandato queremos estar com a totalidade das ruas pavimentadas”.
COMEMORAÇÃO
Shows artísticos, festival de música, escolha da Garota Fest’Oeste são algumas das atrações programadas. Conforme Delgado, a programação começa nesta quinta (15) coma formatura da pré-escola. Além disso, haverá apresentação da banda municipal, chegada do Papai Noel e barracas de gastronomia. Por fim, as atrações seguem até o dia 23 de dezembro.
Leia outras notícias no Portal RSN.