Cristina Esteche
Pacientes de Guarapuava da Região que necessitam de cirurgias eletivas já podem passar pelo procedimento no Hospital Santa Tereza, em Guarapuava. Desde essa quarta (1) o hospital está atendendo a demanda reprimida dos 20 municípios pertencentes à 5ª Regional de Saúde.
De acordo com o Hospital, cirurgias eletivas –são aquelas em que é possível agendar e programar a data do procedimento, não envolvendo situações de emergência (quando há risco de morte) e nem urgência (em caso de quadro de saúde grave).
De acordo com a gerente de projetos do Santa Tereza, Angela Virmond, a meta é fazer em média 100 cirurgias por mês – todas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Há pacientes que estão na lista de espera do há dois ou três anos. Vamos trabalhar intensamente para cumprirmos nossa meta”.
Angela destacou ainda que o serviço é feito em parceria com a 5ª Regional de Saúde. Além disso, vai complementar os atendimentos do hospital, sem interferir no fluxo diário de cirurgias que o Santa Tereza já realiza.
De acordo com a assessoria, a decisão foi comunicada ao deputado Bernardo Carli. “Isso demonstra a responsabilidade do Santa Tereza e o comprometimento de ajudar a nossa população de mais esta forma”, comemorou.