Projetos desenvolvidos em Guarapuava nas áreas de atuação da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) chamaram a atenção do titular da pasta. O secretário Santin Roveda conheceu o Cancer Center e o trabalho que vem sendo feito pela Coordenadoria do Procon. As duas iniciativas provocaram elogios oficiais.
A primeira agenda do secretário de Estado, nesta quarta (2), foi com o empresário Odacir Antonelli, presidente do Conselho do Cancer Center. Conforme disse Roveda ao Portal RSN, ele se surpreendeu com a estrutura de ponta dos equipamentos e com as instalações do hospital. Como a Seju abriga temas como a proteção de crianças e idosos, o sistema de garantia de direitos, e todas as ações de enfrentamento a quaisquer violações, o interesse agora é firmar parceria com o Cancer Center. “A nossa intenção é criar projetos para atendimento à vulnerabilidade”.
Já no Procon, Santin conheceu o trabalho desenvolvido pelo Programa de Organização de Dívida e Educação Financeira (Pode), no combate ao superendividado. Além disso, ele também ficou sabendo de outras ações que vão começar a ser colocadas em prática entre a coordenadoria local e a Unicentro. “A Luana [coordenadora] é competentíssima. E a gente vê nos olhos dela que é uma apaixonada pela defesa do consumidor”.
INCLUSÃO
Santin também citou o trabalho de inclusão feito pelo Procon de Guarapuava com as pessoas cegas e de baixa visão. Conforme Luana Esteche, que coordena o órgão municipal e também preside o Fórum dos Procons Estaduais, 80 estabelecimentos comerciais já têm o cardápio em Braille. “Essa é uma parceria com a UTFPR”. Para o secretário, o Procon de Guarapuava trata a defesa do consumidor como ele é. Ou seja, política pública.
De Guarapuava, vou levar a experiência de pessoas competentes que estão aqui à frente do Procon, que faz parte da nossa Secretaria de Justiça e Cidadania.
Leia outras notícias no Portal RSN.