‘Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança’ é o tema principal escolhido para as celebrações da dozena da Padroeira do Brasil. Em Guarapuava, a solenidade do dia 12 de outubro já é tradicional no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Desse modo, a comunidade faz doze dias de celebrações, de 1 a 11 de outubro, como apresto para o dia da festa.
A temática da dozena deste ano foi inspirada na proposta do Santuário Nacional de Aparecida e intende propor uma reflexão sobre a magnitude da presença de Maria na caminhada da Igreja, que, como categoria eclesiológica é considerada a família, ou o povo de Deus, no trajeto ao Reino do Céu, ou seja, a Aliança. O tema será tratado de diferentes formas a cada dia da dozena. Conforme cada enfoque selecionado, como mandamentos, caridade, sacramentos, proteção à vida, família, meio ambiente e vocação.
DOZENA
Desta maneira, as celebrações da dozena ocorrerão duas vezes ao dia, para que as pessoas possam participar com os padrões de segurança de prevenção à covid-19. As missas ocorrerão celebradas às 6h e às 19h30, nos dias de semana e aos sábados. E às 9h e às 19h30, nos domingos. Todas as celebrações das 19h30 terão transmissão pelas redes sociais do Santuário. Além disso, com projeção em telão externo para que as pessoas possam acompanhar de dentro dos carros, no estacionamento.
De acordo com a Pastoral de Comunicação (Pascom), no sábado dia 10 de outubro, será a solenidade de coroação de Nossa Senhora Aparecida, logo após a celebração da dozena. E no dia 11, após a missa, está programada a tradicional procissão luminosa. Nela, os fiéis seguem em cortejo, a imagem que representa a Padroeira do Brasil, com velas acesas nas mãos, por algumas ruas do bairro Bonsucesso.
MISSAS NO DIA 12 E CONSAGRAÇÃO
De acordo com as informações da Pascom, no dia da solenidade de Nossa Senhora Aparecida, as missas serão às 6h, 8h, 10h e 19h30. Os fiéis poderão acompanhar as celebrações das 10h e das 19h30 pelas redes sociais. A missa das 19h30 também terá projeção no telão externo. Além disso, ainda no dia 12 de outubro, haverá a tradicional consagração à Nossa Senhora. Neste ano, a solenidade ocorrerá em dois horários para maior segurança. A primeira às 15h e a segunda às 17h. Esta última com transmissão pelas redes sociais.
Para a participação presencial em qualquer uma das celebrações, as pessoas devem apresentar a senha. Assim precisa retirar a senha antecipadamente na secretaria do Santuário, em horário comercial. Como mais uma forma de manifestação de fé, os devotos da Padroeira do Brasil também conduzirão a imagem de Nossa Senhora pelas ruas de Guarapuava. No dia 3 de outubro será pelos ciclistas, com a ciclo-romaria. E no dia 10, pelos motoqueiros, na moto-romaria.
ROMARIAS E VENDA DE COMIDA
Conforme a Pascom, a programação prevê as saídas das romarias em frente ao Fórum da Comarca de Guarapuava, às 9h. Durante todos os dias da dozena e da festa, haverá barraquinhas no espaço ao lado da igreja, com a venda de pastel, crepe, espetinho, bolo e cachorro-quente. Mas não ficam de fora, os pratos típicos do Santuário, como o pão de Nossa Senhora, X-pernil, frango a passarinho com polenta frita e quirera com costelinha defumada, entre outros.
Além disso, no dia 10 haverá almoço especial e no dia 12 o tradicional churrasco. Todos os alimentos precisam ser retirados, já que não poderá haver consumo no local. A abertura das barraquinhas será às 15h para pasteis, bolos e sonhos. Às 18h serão abertos os demais locais de venda. No dia 10, a venda do almoço começa a partir das 11h e do churrasco do dia 12 às 8h. Por fim, o Santuário Nossa Senhora Aparecida fica na rua Alípio Marcondes, 212, no bairro Bonsucesso.
Leia outras notícias no Portal RSN.