Em breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portalEm breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Santuário do Passo da Reserva celebra 150 anos do milagre do tropeiro
A grande festa em honra à Imaculada Conceição atravessa gerações e guarda, com carinho, a fé simples do tropeiro que ali viveu um milagre
Gilson BoschieroJornalista
2 min de leitura
Santuário em Reserva do Iguaçu (Foto: Reprodução/Diopuava)
Compartilhar
À medida que dezembro se aproxima, o coração do povo de Reserva do Iguaçu pulsa mais forte. É o tempo em que os sinos do Santuário de Nossa Senhora Aparecida – o querido Passo da Reserva – anunciam a grande festa em honra à Imaculada Conceição. A tradição atravessa gerações e guarda, com carinho, a fé simples do tropeiro que ali viveu um milagre há 150 anos.
O episódio milagroso aconteceu em 1875, quando um tropeiro, em apuros no antigo caminho que cruzava a Região, recorreu à proteção de Nossa Senhora. Assim, ele teve sua vida poupada de forma considerada extraordinária pelos moradores da época. Dois anos depois, em 1877, a devoção tomou forma de capela, construída em agradecimento. E desse modo, deu origem ao santuário que hoje reúne romeiros, famílias e devotos de toda a Região.
[caption id="attachment_325371" align="aligncenter"]Santuário em Reserva do Iguaçu (Foto: Reprodução/Diopuava)Santuário em Reserva do Iguaçu (Foto: Reprodução/Diopuava) Santuário em Reserva do Iguaçu (Foto: Reprodução/Diopuava)[/caption]
Neste ano jubilar, a comunidade prepara uma celebração especial. A programação inicia com um tríduo nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, sempre às 19h, preparando os fiéis para o dia festivo, 7 de dezembro, quando a tradição encontra novamente o povo. No dia 7 às 10h, haverá procissão com saída do portal e às 10h30, Santa Missa Solene. Após a missa, a festa continua com apresentação de Zé Moraes, com a música tradicional que recorda o milagre do tropeiro
Já ao meio-dia, tem almoço festivo com churrasco bovino e suíno. Às 15h, o Santo Terço e às 16h, Show de Prêmios, com mais de 27 premiações. A festa, como sempre, é um encontro de fé, memória e gratidão.
(*Com informações Diopuava)
Leia outras notícias no Portal RSN.RSN Padrão rodapé
Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 31 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.